As obras de construção da ponte de concreto armado e aço, sobre o rio Ararinha, na RO-495 (antiga linha 75), no acesso ao município de Parecis, serão acompanhadas na tarde deste sábado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que está nas regiões do Cone Sul e Zona da Mata verificando as ações municipalistas realizadas pelo Governo de Rondônia garantindo maior infraestrutura aos municípios.
A nova ponte substituirá a antiga, ainda de madeira, que há anos vinha causando transtornos e não oferecia segurança aos motoristas e pedestres. A construção da nova ponte vai ao encontro do planejamento estratégico lançado pelo governador coronel Marcos Rocha desde 2019, direcionando total reforço para ações que possam eliminar as pontes antigas, feitas de madeira, por pontes de aço e concreto, garantindo maiores condições para a população dos municípios, bem como, fortalecendo o escoamento da produção agrícola com maior segurança. São várias as obras de construção e conclusão de pontes conferidas no governo do coronel Marcos Rocha.
“São obras importantes que o Governo de Rondônia está realizando nos 52 municípios do Estado. A construção de uma ponte nova sobre o rio Ararinha faz parte de ações que atendem aos anseios da população por obras de qualidade. Obras que eliminam custos com manutenções, garantindo segurança e trazendo progresso alinhado à trafegabilidade de nossas rodovias”, definiu o coronel Marcos Rocha.
As obras de construção da ponte sobre o rio Ararinha têm o investimento de R$ 2.796.171,07 (dois milhões, setecentos e noventa e seis mil, cento e setenta e um reais e sete centavos), recursos oriundo do Fundo de Infraestrutura, Transportes e Habitação (Fitha).
GOVERNO MUNICIPALISTA
A ponte começou a ser construída no mês de setembro de 2021, com uma extensão de 30 metros por 9,70 metros de largura (mão dupla) e passarela segura, na lateral, para os pedestres.
Estão sendo realizados os serviços de terraplanagem para a execução do pavimento asfáltico com o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), em uma extensão aproximada de 900 metros.
Desde o início da atual gestão do Governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, passou a adotar um projeto inovador no Estado, com serviços de pontes mistas em concreto e aço, o qual possibilita a execução de uma obra de ponte em um prazo reduzido.