O futuro Centro de Diagnóstico de Câncer, que será anexado ao Hospital São Daniel Comboni, em Cacoal, conta com o suporte de diversos deputados estaduais, que disponibilizaram emendas parlamentares para viabilizar o projeto. Vera Bianchini, presidente da Associação Assistencial São Daniel Comboni (Assdaco), assinou o contrato com o empresário Antônio Bisconsin, da Construtora Aripuanã, garantindo o início da obra com recursos oriundos das emendas do deputado estadual Jean Mendonça (PL) e de outros parlamentares. O centro, de extrema relevância, beneficiará a população de Cacoal e cidades vizinhas.
Durante a assinatura do contrato, estiveram presentes vários deputados responsáveis pela liberação das emendas, além da diretoria da Assdaco.
Segundo Jean Mendonça, que ocupa o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alero), os parlamentares mostraram sensibilidade ao atender a demanda da Assdaco, liberando os recursos necessários para a construção do centro de diagnóstico. “Essa obra tem um enorme valor social, pois permitirá que os pacientes da região não precisem mais se deslocar para outros locais em busca de tratamento”, destacou o deputado.
O início da construção está previsto para os próximos 30 dias, com prazo de conclusão em 12 meses. O prédio terá 928,52 metros quadrados e será erguido ao lado do complexo hospitalar Daniel Comboni, idealizado pelo ex-prefeito de Cacoal, padre Franco Vialetto.
Uma vez finalizado, o centro oferecerá exames como tomografia computadorizada, colonoscopia, endoscopia, mamografia, ultrassonografia, densitometria e ressonância magnética. Além disso, contará com consultórios médicos, laboratórios, sala de fisioterapia e outros equipamentos essenciais ao atendimento dos pacientes.
Vários parlamentares colaboraram com emendas, atendendo à solicitação do primeiro secretário da Alero, Cirone Deiró (União Brasil), com o apoio de Jean Mendonça, garantindo os recursos financeiros para a construção do centro.