Lideranças indígenas do Xingu, em Mato Grosso, negaram que apoiam a candidatura à reeleição do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A declaração vem após um vídeo ser divulgado, mostrando uma faixa com a foto de Bolsonaro em uma cerimônia indígena.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do candidato, na quarta-feira (31). O parlamentar chamou o ato de “indiociata” e escreveu: “O Ladrão agora desmaia e nem adianta garrafinha d’água”, se referindo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nas imagens é possível ver índios em uma roda, caminhando e gritando. Em certo momento, dois deles abrem uma faixa com a bandeira do Brasil, a foto de Jair Bolsonaro, com a frase “Meu partido é o Brasil” e do outro lado escrito “Bolsonaro 2022”.
O vídeo tem mais de 317 mim visualizações e 42,4 mil curtidas. Veja vídeo ao final da matéria.
Em nota, a Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX) afirmou que políticos e seguidores do atual Presidente da República se aproveitaram de forma desonesta do momento de celebração do ritual sagrado do Kuarup.
“Os indivíduos indígenas envolvidos no ato são meros induzidos a praticarem atos infelizes como este, que também são vítimas da verdadeira intenção dos mandantes que pretendem de forma desonesta manipular os indígenas para apoiar um político que sequer tem apreço e sensibilidade pela causa indígena, que pelo contrário tem se dedicado para destruir os nossos direitos a terra, nossos valores, modo de viver e desestabilizar nossas instituições”, diz trecho.
Veja o vídeo e anota abaixo: