O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (Patriota) anunciou na sessão plenária da última terça-feira (18) que vai estender os benefícios do Projeto de Lei Complementar 15/2023, de autoria do deputado estadual Jean Oliveira (MDB), aos policiais civis e também aos agentes que atuam no sistema penitenciário em Rondônia.
O projeto de Jean Oliveira, que deve retornar à Casa de Leis na próxima semana, autoriza a atuação de policiais militares de folga a exercer segurança armada nas escolas públicas estaduais com a devida remuneração pelo serviço extra.
A lei original inclui ainda os policiais militares reformados para a tarefa, desde que considerados aptos ao trabalho. Ribeiro do Sinpol adiantou que já conversou com Jean Oliveira sobre o assunto e recebeu apoio do colega sobre a emenda aditiva. Ele ainda explicou que a inclusão de policiais civis na missão ganha uma mão de obra bem qualificada e com amplo conhecimento de campo.
O parlamentar observou, no entanto, que o momento é oportuno a valorização salarial e a contratação de servidores das forças policiais. “Sabemos que o Governo do Estado está fazendo um processo de concurso público para a Polícia Civil e é muito importante esse processo para que esses futuros profissionais possam ingressar em nossas fileiras para 2024”, afirmou Ribeiro do Sinpol.
O deputado estadual destacou que cobrou também do governo a equiparação das gratificações, pagas aos servidores do Detran nas blitzs, aos policiais civis e militares que atuam nas mesmas operações de trânsito. Ribeiro do Sinpol adiantou, com convicção e com base nas respostas oficiais obtidas, que esse benefício, enfim, vai chegar de forma igualitária para todos.