Foram empossados nesta segunda-feira (1°) os novos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO), correspondente ao biênio 2021/2022. O deputado Alex Redano (Republicanos) assumiu como o novo presidente da Casa de Leis.
A cerimônia de posse durou mais de duas horas, em Porto Velho, e ocorreu de forma limitada, por causa da pandemia da Covid-19. Apenas os parlamentares e servidores da ALE participaram. O acesso da imprensa ao prédio também foi reduzido.
Algumas autoridades, como o governador Marcos Rocha e o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), participaram da cerimônia por videoconferência.
A nova mesa diretora da ALE-RO ficou composta da seguinte forma:
- Alex Redano (PRB), presidente
- Jean Oliveira (MDB), 1º vice-presidente
- Marcelo Cruz (PTB), 2º vice-presidente
- Jair Montes (PTC), 1º secretário
- Cirone Deiró (Podemos), 2º secretário
- Alex Silva (PRB), 3º secretário
- Jhony Paixão (PRB), 4º secretário
Após ser empossado, o novo presidente da ALE-RO chamou a nova diretoria até a mesa. Logo depois, todos os empossados discursaram.
Na fala de posse, o novo presidente da Casa de Leis falou sobre o início da gestão e parabenizou a antiga mesa diretora.
“Eu assumo essa casa, uma casa totalmente organizada. Laerte (deputado) fez muitas reformas que talvez não sejam tão visíveis, principalmente sobre a gestão da casa. Estou encontrando a Casa aqui com tudo em dia e também financeiramente equilibrada”, disse.
Alex disse ainda que pretende dar prioridade na votação de projetos do executivo e de interesse da população, diante da pandemia da Covid-19.
A esposa de Alex e prefeita de Ariquemes (RO), Carla Redano acompanhou presencialmente a cerimônia de posse. Ela foi à cerimônia acompanhada do filho.
Discurso de despedida
O até então presidente da ALE, deputado Laerte Gomes, fez um discurso de despedida e, antes de repassar o mandato, apresentou um balanço dos seus dois anos de gestão.
“Economizamos, com o mesmo orçamento de outras gestões, mais de R$ 80 milhões em dois anos. Cortando contratos, aluguéis e frotas de veículos. Várias ações que ajudaram a cortar gastos. Deixamos o antigo prédio e viemos para essas novas instalações. Com recurso sobrando, devolvemos ao estado para ajudar na pandemia. Também alugamos leitos no Hospital de Amor, e pagamos por vários meses, para ajudar os pacientes de coronavírus”, diz.
Larte também disse que sua gestão extinguiu 400 cargos comissionados, além de dar posse aos novos concursados que, segundo ele, não acontecia há cerca de 30 anos.
O deputado destacou ainda a criação da CPI da Energisa, além de várias audiências públicas, cursos na Escola do Legislativo, reforma da previdência estadual, e Fundo Especial do Poder Legislativo.
Recesso até 23 de fevereiro
Mesmo com a cerimônia de posse da mesa diretora, atividades da ALE seguem suspensas por causa do recesso. Os trabalhos serão retomados, oficialmente, apenas em 23 de fevereiro de 2021.
O regimento interno da ALE diz que, durante o período de recesso, os prazos das Comissões Temporárias ficam interrompidos.
Por Jônatas Boni, G1 RO