Reinaldo Vicente dos Reis, que era delegado da Polícia Civil em Costa Marques até o último dia 03/04/2020, conseguiu sua transferência para o município de São Francisco do Guaporé, a pedido do próprio servidor. Diferentemente do que foi informado por esse site de, que tinha comunicado que o delegado tinha sido relotado para ocupar a 1ª Delegacia de Polícia Civil em Porto Velho, na verdade, o novo local de trabalho é São Francisco do Guaporé, onde sua apresentação se deu no dia de hoje, uma vez que a autoridade policial tinha oito dias para providenciar sua mudança.
A portaria de número 247, assinada no dia 11/03/2020, não informa com exatidão qual cidade que o delegado vai trabalhar, o que causou equívoco no momento de dizer o verdadeiro local. Veja a íntegra da referida portaria: “no uso das atribuições previstas no artigo 146 da Constituição do Estado de Rondônia e no artigo 23 da Lei Complementar Estadual de número 76, de 27/04/1993; considerando, o disposto no artigo 22 da Lei Complementar, de número 76/93, no que se refere ao trânsito do servidor, prevê o seguinte: “ o servidor policial civil relotado deverá entrar em exercício do cargo ou função nos seguintes prazos: I – oito (08) dias, se for para outro município; II – três (03) dias, no mesmo município; considerando o memorando 40 (0010583635) do processo SEI, de número 0019.085801/2020-90; resolve: “transferir, a contar de 11.03.2020 , o servidor Reinado vicente dos Reis, ocupante do pertencente ao quadro permanente da Polícia Civil do Estado de Rondônia, do município de Costa Marques para relotar o referido servidor na 1ª Delegacia de Polícia Civil, anteriormente lotado na 1ª Marques. Registre-se. Publique-se. Cumpra-se. Alessandra Marcela Paraguaçu Gomes. Porto Velho, 11 de março de 2020”.
Em contato com o setor responsável pela relotação do delegado em Porto Velho, a redação foi informada que o delegado Reinaldo Vicente Reis, a partir de hoje, é a autoridade máxima da polícia judiciária na comarca de São Francisco do Guaporé, em substituição ao seu colega de trabalho, doutor Rondinelly Moreira Santos, que assumiu o Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), do Núcleo de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco 2), na cidade de Cacoal. A Draco 2 está cuidando da peça de inquérito policial de número 017/2019, que vem investigando pessoas como Daniel Pereira, ex-governador do Estado de Rondônia, Osvaldo Pitalluga, ex-servidor da Sedan, entre outros. O nome do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Walter Walternberg Silva Júnior, foi ventilado em áudios vazados à imprensa, porém o magistrado tem foro de função o qual cabe o Superior Tribunal de Justiça fazer qualquer investigação sobre o caso relacionado à Operação Pau Oco.
Reinaldo Vicente dos Reis, novo delegado de Polícia Civil na comarca de São Francisco do Guaporé, pelo que a redação foi informada, ficará pouco tempo no cargo pelo fato de que pretende sair candidato a vereador no município de Costa Marques, onde era delegado até o último dia 03/04/2020, onde, também, mantém residência, uma exigência da Lei Eleitoral, que determina que qualquer candidato a cargo eletivo precisa comprovar, no mínimo, um ano de moradia no município onde pretende ser candidato.
A candidatura a vereador do delegado em Costa Marques pode mudar o “tabuleiro” das próximas eleições, talvez venham a acontecer somente no próximo ano, em razão da pandemia do Coronarivus, inclusive, no dia de hoje, o ministro Barroso, do STF, aventou a possibilidade de que, realmente, possa acontecer o pleito eleitoral marcado para este ano para 2021. Mesmo que seja no próximo ano, o delegado Reinaldo Vicente dos Reis, que fez um bom trabalho no combate à traficância no município de Costa Marques, corre por fora, com possibilidade de ser até o candidato a prefeito, uma vez que os nomes postos à apreciação dos eleitores até agora não convenceram a grande maioria do eleitorado local.
Da redação – Planeta Folha