Ao participar da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (23), o deputado Delegado Camargo (Republicanos) anunciou recursos de emenda parlamentar de sua autoria para que o Conselho Estadual de Defesa da Mulher construa abrigos para poder receber vítimas de violência. O deputado entende que a grande dificuldade da mulher que é agredida, especialmente em casa, é denunciar o agressor, por não ter para onde ir até que o acusado seja preso ou afastado de casa.
Delegado titular da Delegacia da Mulher de Ariquemes por dois anos, Rodrigo Camargo disse já ter presenciado situações em que mulheres das mais diversas idades compareceram para fazer o registro de violência e depois se mostraram desesperadas porque ao saírem da delegacia terão que voltar para casa onde, muitas vezes, voltam a ser agredidas. “Era comum mulheres registrarem ocorrência na delegacia e pouco tempo depois, mesmo machucadas, voltarem à delegacia para pedir a retirada da ocorrência, exatamente por medo de serem novamente agredidas ou até assassinadas”, disse o deputado.
Ao garantir os recursos de emenda parlamentar para o Conselho Estadual da Defesa da Mulher, o deputado Camargo também assegura um pouco de dignidade às vítimas de violência, pois tendo para onde ir até que a justiça interfira na situação, não ficam à mercê de nova violência doméstica. “Precisamos garantir que essas mulheres que, infelizmente, são vítimas dos próprios maridos, filhos ou parentes, bem como toda mulher vítima de violência, seja ela doméstica ou não, tenham o mínimo de suporte do estado quando mais precisam. Com esse recurso daremos um passo importante para que essas mulheres possam ter no estado o apoio imprescindível para que possam retomar suas vidas longe da violência”.