Neste domingo (6), o município de Corumbiara (RO) viverá uma situação curiosa: apenas um voto será suficiente para eleger o prefeito da cidade. Isso acontece porque há apenas um candidato concorrendo ao cargo, o que garante a vitória mesmo que apenas o próprio candidato vote.
Já nas eleições para vereador, 49 candidatos concorrem às 9 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal de Corumbiara, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
🔎 Segundo a Lei Eleitoral número 9.504/1997, é eleito para o cargo de prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, sem contar os votos em branco ou nulos. Com apenas um concorrente, a vitória é garantida assim que o primeiro voto válido for computado.
Leandro Vieira (União), atual prefeito de Corumbiara, é o único concorrente nas eleições de 2024. Ele nasceu em Umuarama (PR), tem 40 anos e possui ensino superior completo.
Vieira foi eleito pela primeira vez em 2020, quando obteve 48,29% dos votos válidos, em uma disputa com outros três candidatos: Laercio, Deocleciano da Dizal e Junior Marcon.
Corumbiara foi elevada à categoria de município em 1992. O nome da cidade é uma homenagem ao rio Corumbiara, que deságua no rio Guaporé, um importante afluente da região. Em 2022, o município tinha 7.519 habitantes, com uma densidade demográfica de 2,46 habitantes por quilômetro quadrado.
Corumbiara tem uma população estimada em 8.001 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).