A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou, em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (4), que o Congresso Nacional “tem sensibilidade” sobre a manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil do aumento real do salário mínimo no início de 2023.
O valor do auxílio, praticado agora, não está previsto para o Orçamento de 2023, assim como o aumento do salário mínimo. Para possibilitar os benefícios, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição, que retire esses valores do texto de gastos. A medida precisaria de aprovação no Congresso.
“Temos que ver todas as possibilidades que nós temos para viabilizar aquilo que foi contratado nas urnas, que é importante, ou seja, nós não podemos entrar 2023 sem o Auxílio Emergencial [Brasil], sem o aumento real do salário mínimo. São coisas que foram contratadas com o povo brasileiro”, disse Hoffmann.
“Tenho certeza que o Congresso tem essa sensibilidade e o Tribunal de Contas também. Estamos analisando todas as oportunidades para entregar ao povo brasileiro aquilo que foi contratado com ele no processo eleitoral”, completou a deputada.
A presidente do PT acompanha o processo de transição de governo. Nesta sexta-feira (4), ela e Aloizio Mercadante visitaram a sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde será instalada a equipe de transição.
Segundo ela, existe a possibilidade de Lula, que está em viagem, faça sua primeira visita a Brasília como presidente eleito na próxima semana – a agenda será discutida na segunda-feira (7), disse Gleisi.