Chegou por e-mail na manhã desta quinta-feira, 07, o ofício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, assinado pelo presidente da Corte, Paulo Kiyochi Mori, comunicando aos vereadores o afastamento do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC).
Cassado por 6 votos a 1 por abuso de poder político na eleição de 2020, Japonês ainda não confirmou se entregará o cargo ao substituto, Ronildo Macedo, do Podemos, ou se ficará ausente da cerimônia.
O ritual nestes casos prevê que, independente da postura do mandatário que será substituído, a Câmara dá posse ao novo prefeito. Macedo poderá ir para a prefeitura, se sentar na nova cadeira e até trocar secretários, caso queira.
A alteração provoca também mudanças na Câmara: a Casa passa a ser comandada pelo vice-presidente, Samir Ali (Podemos), que já foi eleito para presidir o Legislativo no biênio 2023/2024.
Os advogados de Japonês deverão entrar com pedido de liminar para que ele retorne ao cargo e permaneça na função enquanto recorre da cassação junto ao TSE, em Brasília.
Aliados do vereador que passa a ser prefeito interino demonstram bom humor com a ascensão de Macedo, que já vinha se expondo publicamente como adversário de Japonês, de quem foi aliado até o ano passado. Um meme começou a circular no WhatsApp tão logo ele foi notificado a assumir o cargo.