Foi pautado na Ordem do Dia, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (11) na Câmara de vereadores de Rolim de Moura, mais um Anteprojeto de Lei da vereadora Juliana Antunes, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento prioritário aos portadores de fibromialgia e a inclusão do símbolo mundial da fibromialgia nas placas ou avisos de atendimento prioritário no município.
A fibromialgia é uma doença dolorosa generalizada e crônica considerada uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Além das dores, a pessoa com a doença apresenta outros sintomas que incluem fadiga e alterações do sono, rigidez, ansiedade, depressão, alterações cognitivas, síndrome do intestino irritável, cefaléia, entre outros.
“Essa doença causa dores generalizadas e não tem tratamento ou cura especifica, portanto, a preferência nos atendimentos coloca em prática o princípio da dignidade da pessoa humana, e se faz necessário priorizar esse tipo de atendimento”, declarou.
A vereadora também solicita que seja colocada placas com símbolo mundial da fibromialgia e avisos de atendimento prioritário, nos estabelecimentos ou empresas públicas e privadas, inclusive concessionárias de serviços públicos, que estejam obrigadas a dispensar durante todo horário de expediente atendimento preferencial às pessoas portadoras de deficiência.
O Anteprojeto foi aprovado por todos e encaminhado ao Poder Executivo.