ALE acata decisão judicial e deputado Geraldo da Rondônia tem mandato cassado; Jesuíno Boabaid assume

2 minutos de leitura

Durante reunião realizada no final da manhã desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) acatou a decisão judicial que determinou a perda de mandato do deputado estadual Geraldo da Rondônia.

Jesuíno Boabaid é o suplente que deve ocupar a cadeira de Geraldo na Casa de Leis. A cerimônia de posse do novo parlamentar está prevista para acontecer ainda nesta terça-feira.

A decisão que determinou a cassação do deputado é da Terceira Vara da Justiça Federal da 1ª Região. Ele foi acusado de crimes contra a ordem tributária anterior ao mandato. Essa ação já transitou em julgado, ou seja, não há mais como recorrer.

Os trâmites na ALE-RO eram os últimos passos para a cassação do mandato de Geraldo. A reunião para discutir o caso estava prevista para acontecer há uma semana, dia 9 de agosto, porém, a decisão foi adiada por falta de quórum.

Nesta terça-feira, com quantidade de parlamentares suficiente, a Mesa Diretora da Casa de Leis decidiu acatar a decisão da Justiça Federal.

Polêmicas

O deputado Geraldo da Rondônia já esteve envolvido em diversas polêmicas no estado. Uma das mais recentes foi após um discurso em que ele fala contra fiscalização ambiental.

No vídeo abaixo é possível ouvir o deputado falando para a população que vai “ajudar a botar fogo” nos veículos de agentes de fiscalização ambiental. Isso aconteceu durante uma audiência pública em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré (RO), no dia 1º de maio.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Tópicos:
Compartilhe este artigo