Na última sexta-feira, os vereadores Investigador Edinho e Cida da Saúde visitaram o Instituto de Identificação Cível e Criminal (IICC) da Polícia Civil com um propósito claro: atender à crescente demanda por emissões de Registros Gerais (RGs) na cidade de Rolim de Moura e região.
Através de um ofício protocolado, os parlamentares solicitaram o aumento do número de confecções diárias do documento no posto avançado, assistência as pessoas que não tem habilidades em fazer o agendamento pela internet, assim como ações em outras cidades na região da zona da mata.
A iniciativa dos vereadores destaca a preocupação em facilitar o acesso à documentação básica para os moradores, sobretudo em uma região onde a necessidade tem se mostrado urgente. “O RG é um documento essencial para garantir o exercício da cidadania e promover o acesso a outros direitos”, ressaltou o Investigador Edinho.
Como resposta a essa demanda, o Governo do Estado, representado pelo IICC, em parceria com o Ministério Público e outras entidades estaduais, anunciou a realização de um mutirão para a confecção de 120 RGs em cada uma das cidades mencionadas abaixo. As ações serão realizadas nas seguintes datas e localidades:
- Primavera de Rondônia 17/03/2025, Escola José Severino dos Santos, das 08:00 hs às 17:00 hs
- São Felipe do Oeste 18/03/2025, Escola Geone Silva Ferreira, das 08:00 hs às 17:00 hs
- Alto Alegre dos Parecis 19/03/2025, Escola Arthur da Costa e Silva, das 08:00 hs às 17:00 hs
- Parecis 20/03/2025, Escola José Cestari, das 08:00 hs às 17:00 hs
- Castanheiras 21/03/2025, Escola Francisca Julia dos Santos, das 08:00 hs às 17:00 hs
Documentos Necessários: Para quem for emitir um novo RG, é imprescindível estar munido de Certidão de Nascimento com matrícula, Foto 3×4 atualizada, Comprovante de Residência e CPF.
Além da emissão de RGs, a ação contará com outras iniciativas sociais voltadas para atender às necessidades da população mais vulnerável.
As ações que serão realizadas nas cidades circunvizinhas irão contribuir para reduzir a demanda no núcleo de Rolim de Moura, permitindo que sobrem mais vagas para atendimento na cidade. Será solicitado, ainda, que em uma nova oportunidade o distrito de Nova Estrela seja incluído em uma ação itinerante, ampliando o alcance dessas iniciativas e beneficiando mais moradores da região.
Para os vereadores, a mobilização reflete o compromisso de levar serviços essenciais às comunidades mais distantes, promovendo não apenas a regularização documental, mas também a inclusão social. “Estamos lutando por melhorias que impactem diretamente a vida das pessoas”, destacou o vereador.
