Assaltantes invadiram uma agência bancária e uma Cooperativa de Crédito, na manhã desta sexta-feira (04), no Centro de Nova Bandeirantes (1026 km da Capital), onde renderem diversas pessoas e usaram como escudo humano para se ‘protegerem’.
Esse tipo de modalidade de assalto é chamado de ‘novo-cangaço’.
De acordo com as primeiras informações, os bandidos, vestidos com roupas camufladas, invadiram as agências, renderam diversas pessoas e colocaram as vítimas sem camisa e com as mãos na cabeça em frente às unidades bancárias, formando a proteção humana enquanto roubavam dinheiro.
Em seguida, os reféns foram colocados em uma caminhonete e levados durante a fuga.
Além dos militares do município, a PM de Nova Monte Verde e policiais de Alta Floresta se deslocaram a Nova Bandeirantes para dar apoio à ocorrência.
Equipes da Força Tática (FT), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram mobilizados para dar assistência ao caso e resposta rápida ao crime.
São mais de 120 militares envolvidos nessa ocorrência.
A Polícia já comunicou a ocorrência às PMs do Pará e Amazonas para intensificarem patrulhamentos, já que a quadrilha pode tentar fuga para esses estados.
Após cometerem os roubos, os bandidos saíram do local com os reféns e tentaram continuar a fuga em um avião. Porém, ao chegarem na pista de decolagem, viram que no local tinha policiais civis e fugiram para uma região de mata. As buscas continuam.
Imagens publicadas pelo site Só Notícias mostram a movimentação dos bandidos, armados com pistolas e fuzis, durante o assalto.
É possível acompanhar os criminosos com diversos reféns na carroceria da caminhonete, veículo que usaram para fugir, enquanto outros andam a pé pela rua acompanhados de outras vítimas, usadas como escudo humano contra a polícia.
Os populares que gravaram o vídeo comentam o fato de os reféns estarem amarrados na carroceria do veículo, além de os bandidos estarem atirando com fuzis.
Atualização às 17h
Neste momento toda Força de Segurança estaria cercando um posto de combustíveis no Distrito de Japuranã (38 km de Nova Bandeirantes), onde a quadrilha estaria tentando se esconder.
De acordo com informações não oficiais, dois assaltantes entraram em confronto com os militares e morreram.
Moradores do distrito estão em pânico com toda movimentação na região e se escondendo em casa.
Veja o Vídeo
O Sicredi informou que devido à invasão e assalto à cooperativa de Nova Bandeirantes na manhã desta sexta-feira (04), além de valores em dinheiro terem sido roubados, a agência ficou danificada e por isso ficará fechada até que todos os reparos necessários sejam feitos.
Ressaltou que o segurança que foi sequestrado pelos bandidos já foi liberado.
Aos associados a Cooperativa pede que caso seja necessário, até que a agência abra novamente, utilizem os canais de atendimento digitais: site e aplicativo.
A direção do Sicredi acompanha o andamento da operação para prender os assaltantes junto à polícia.
Veja nota na íntegra
“Em relação ao roubo ocorrido na cooperativa de crédito no município de Nova Bandeirantes a (1009 km de Cuiabá), na manhã desta sexta-feira (04.06), a instituição financeira informa que foram levados valores e que o vigilante da unidade, levado durante a ocorrência, já foi liberado. A polícia, por meio do BOPE e GCCO, já foram acionados e atuam no caso.
A cooperativa informa que acionou todos os protocolos de segurança e que segue acompanhando o caso junto à polícia militar que atende a situação.
Em função do ocorrido, a agência ficou danificada e permanecerá fechada até que os reparos sejam feitos. A reabertura será comunicada.
A cooperativa orienta aos associados a utilizarem os canais de atendimento digitais (site e aplicativo).
A instituição financeira cooperativa reforça que investe continuamente em segurança com o objetivo de proteger as pessoas, o patrimônio e para atender as necessidades dos seus associados e da comunidade onde atua”.
Via Repórter MT
por Mário Andreazza