VILHENA, RO – Na noite de terça-feira, 13 de fevereiro, uma tragédia abalou a comunidade de Vilhena, Rondônia. Edson Pereira de Lima, um motorista de 42 anos que se tornou paraplégico após um acidente, morreu afogado após cair da ponte sobre o rio Piracolino.
Edson ficou paraplégico há alguns anos quando pulou em água rasa no Mato Grosso durante uma brincadeira e acabou fraturando as vértebras do pescoço. Antes do episódio trágico, Edson era motorista e tinha uma vida muito ativa. Após o ocorrido, ele entrou em um quadro profundo de depressão e vinha fazendo tratamento, dependendo da ajuda dos familiares.
Apesar do apoio da família, Edson afirmava ter perdido a razão de viver. Desde as primeiras horas da manhã de hoje, ele já havia tentado se atirar da ponte com sua cadeira de rodas. Os familiares conseguiram impedir seu intento até as 11 horas da manhã e o levaram para casa, que fica bem próximo da ponte. No entanto, durante a tarde, ele acabou saindo escondido com sua cadeira de rodas e foi até a ponte, de onde se atirou para dentro do rio e acabou se afogando.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Militares realizaram o resgate e retiraram o corpo de dentro da água junto da cadeira de rodas, isolando a área para perícia criminal da Polícia Técnico-Científica (POLITEC). Apesar de todos os relatos, por se tratar de uma morte violenta, a Polícia Civil através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias da queda, afogamento e morte e deve aguardar os laudos da perícia criminal e do Instituto Médico Legal (IML) para encerrar o inquérito. A princípio, de fato a vítima cometeu o autoextermínio devido à depressão.
A reportagem externa os mais profundos pêsames a toda família e amigos enlutados, que estão devastados e muito tristes com essa tragédia. O corpo de Edson foi recolhido pela funerária São Matheus e amanhã durante a tarde, após liberação do IML, ele será velado possivelmente no Memorial São Matheus e enterrado no cemitério Cristo Rei.