A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (8) a Operação Lockdown, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil em Rondônia. A ação é resultado de investigações que apontaram um morador de Buritis como suspeito de adquirir, armazenar e compartilhar, pela internet, material com conteúdo criminoso envolvendo crianças e adolescentes.
Com base nos indícios reunidos durante a apuração, a PF representou junto ao Poder Judiciário, que expediu mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária, todos cumpridos nesta terça-feira.
O investigado foi detido e encaminhado à sede da Polícia Federal para os procedimentos legais. Ele poderá responder pelos crimes de aquisição, posse e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas no curso da investigação.
A operação reforça o compromisso da Polícia Federal no combate a crimes cibernéticos que atentam contra a dignidade de crianças e adolescentes, e segue em andamento para identificar possíveis conexões e envolvidos.