A Polícia Civil de Mato Grosso divulgou a foto de Valex Alcabaça Pires, um homem de 46 anos, indiciado por abusar sexualmente de dois sobrinhos, de 07 e 03 anos. Pires teve a prisão decretada pelo Poder Judiciário de Peixoto de Azevedo e está foragido.
O Caso
No dia 29 de janeiro deste ano, a Polícia Civil recebeu a notícia pelo Núcleo da Mulher de que duas crianças haviam sido abusadas sexualmente pelo familiar, em uma fazenda a cerca de 180 quilômetros de Peixoto de Azevedo (MT). As crianças foram encaminhadas para exame de conjunção carnal na Politec-MT, que constatou o abuso sexual. O relatório do Conselho Tutelar também afirma que em conversas com as crianças, as vítimas apontaram que o tio havia cometido o estupro.
A Lei
Segundo a Lei Nº 13.431, de 4 de abril de 2017, a criança e o adolescente gozam dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas a proteção integral e as oportunidades e facilidades para viver sem violência e preservar sua saúde física e mental e seu desenvolvimento moral, intelectual e social.
O Estatuto da Criança e do Adolescente também trata de crimes envolvendo a pedofilia: art. 240 do ECA – utilização de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica; art. 241 do ECA – comércio de material pedófilo; art. 241-A do ECA – difusão de pedofilia; art. 241-B do ECA – posse de material pedófilo; art. 241-C do ECA – simulacro de pedofilia; art. 241-D do ECA – aliciamento de crianças.
A Fuga
No dia do crime, a equipe da Delegacia de Peixoto de Azevedo fez diligências para prender o acusado em flagrante. Entretanto, o autor se escondeu no meio do mato, após avistar a chegada dos policiais. No local, foram apreendidas duas armas de fogo. A Polícia Civil investiga ainda se uma terceira pessoa teria avisado o autor sobre a prisão naquela data.
Informações
Informações que possam levar ao paradeiro do procurado podem ser feitas ao disque-denúncia da Polícia Civil pelo 197 ou no telefone da delegacia (66) 98156-0119, com sigilo garantido.