O pistoleiro Silvaney Bispo dos Santos, de 39 anos, acusado de executar o comprador de gado Tito, em Monte Negro, foi preso na manhã de sábado (04), na capital do Amapá, Macapá. Silvaney tem mandado de prisão decretado pela primeira vara criminal de Ariquemes por este crime de homicídio, e até então estava foragido da justiça rondoniense.
A prisão de Silvaney ocorreu durante uma operação da Polícia Federal que buscava prender uma quadrilha de assaltantes de banco, ele estava dentro de uma casa junto com outro bandido que atirou na polícia e foi morto. Silvaney é ex-vigilante de banco, possui treinamento para manuseio de armas de fogo, a polícia suspeita que ele fazia parte da quadrilha de cangaceiros (assaltantes de banco).
Veja a notícia completa desta ocorrência policial; R
oberto Antônio da Silva, de 48 anos, vulgo “preto”, integrante do grupo criminoso denominado “novo cangaço”, morreu em troca de tiros com o Bope. Por volta das 6h deste sábado, equipes do Choque, Giro/Bope e 6° Batalhão da Polícia Militar, em apoio a Polícia Federal, cumpriram mandado de prisão e de busca e apreensão contra um criminoso em uma casa localizada na Rua Dejanira Mendonça Palheta, no Bairro Infraero 2, na zona norte de Macapá.
As equipes chegaram ao local do alvo da ação, e quando os policiais fizeram o anúncio da presença, surpreendentemente foram recebidos por disparos de arma de fogo.
Os policiais buscaram abrigo e de imediato fizeram o revide de forma proporcional ao ataque, travando uma intensa troca de tiros. O infrator, alvo da busca, foi alvejado. Cessado os tiros, foi constatado que o indivíduo estava ferido e ainda apresentava sinais vitais, e logo foi acionado o socorro de urgência, mas quando uma equipe do SAMU chegou para socorrer o criminoso, ele ja estava morto.
Com a chegada dos peritos da POLITEC ao local da intervenção, foi encontrado com o infrator, uma pistola calibre ponto 40. O indivíduo foi identificado e reconhecido pelos policiais federais, como o vulgo preto, um bandido de altíssima periculosidade, integrante do “novo cangaço”, procurado pela justiça do Estado de São Paulo.
As equipes policiais fizeram a busca domiciliar, onde encontraram um indivíduo que logo foi identificado pelo nome de Silvaney Bispo dos Santos, de 39 anos, o Baiano, sendo constatado que ele é foragido da justiça do Estado de Rondônia. Na casa os policiais ainda apreenderam dois carros, um desses blindado, com selo de garantia.
No interior da casa os policiais encontraram ainda, um crachá da Docas de Santana, com foto de Roberto, o “preto”, e é provável que alguma ação criminosa estivesse sendo articulada, já que ele não é funcionário da Docas de Santana.
Após realizados os procedimentos períciais e políciais, o corpo do cangaceiro “preto” foi removido para o Departamento de Medicina Legal-DML. Vulgo “preto” ocupava cargo de liderança dentro “novo cangaço”, com registro de vários roubos a agências bancárias Brasil afora. Roberto Antônio, o vulgo “preto” fez parte de um grupo de pelo menos 20 assaltantes, do “novo cangaço”, que na madrugada do dia 30/08/2021, invadiram a cidade de Araçatuba, região metropolitana de São Paulo, onde simultaneamente dinamitaram três agências bancárias: Banco Safra, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, de onde levaram vultosa quantia de dinheiro em espécie.
Nesta ação criminosa, pessoas foram usadas como escudo humano nas ruas e na praça. Em frente as agências bancárias, algumas pessoa foram amarradas nos carros que foram usados na fuga do bando. Houve intensa troca de tiros entre bandidos e policiais, onde um dos bandidos e duas pessoas inocentes da cidade, foram alvejadas e morreram na hora. Uma pessoa que tentou fazer filmagem do episódio criminoso também foi alvejada e teve um dos pés amputado.
A polícia acredita que o assaltante que morreu no confronto com o BOPE em Macapá, buscava implantar no estado, a ramificação de facção criminosa, para agir no tráfico internacional de drogas.
Esta ocorrência foi apresentada ao Delegado de plantão no CIOSP do Pacoval para que sejam tomadas as providências que o caso requer.