Porto Velho (RO) – A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Big Draga, com foco no combate à extração ilegal de ouro no leito do Rio Madeira, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA).
A ação tem como objetivo prevenir e reprimir crimes ambientais, além de coibir a apropriação indevida de recursos pertencentes à União. A extração ilegal de ouro na região tem causado sérios impactos ambientais, como a degradação do leito do rio, contaminação por mercúrio e destruição da biodiversidade local.
Durante a operação, os agentes desativaram três embarcações de grande porte e três motores utilizados nas atividades clandestinas. A Polícia Federal também instaurou inquérito para identificar os responsáveis pelo financiamento dessas ações criminosas, considerados os principais agentes por trás dos danos ambientais na região.
A Operação Big Draga reforça o compromisso das instituições com a proteção dos recursos naturais da Amazônia e a responsabilização de indivíduos e grupos envolvidos em crimes ambientais.


