A Polícia Civil deflagrou, com apoio da Polícia Militar, Serviço Reservado da 2ª Cia e da Polícia Penal, a Operação CATARSE, em Alvorada do Oeste (RO), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e restabelecer a tranquilidade na comunidade local. A ação foi resultado de uma investigação minuciosa conduzida pelo Serviço de Vigilância, Investigação e Captura (SEVIC) da Polícia Civil de Alvorada, motivada por diversas denúncias da população.
O nome da operação, CATARSE, faz alusão ao processo de purificação social por meio da repressão ao crime, simbolizando o esforço das forças de segurança em livrar a sociedade da influência do tráfico e da criminalidade associada.
A operação resultou em cinco prisões, sendo duas em flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, ameaça, desobediência e dano, e três por mandados de prisão. Entre os capturados está um indivíduo conhecido como “Bolívia”, autor de uma tentativa de homicídio, preso em um dos pontos de venda de drogas. Outro detido é acusado de ter assassinado o próprio tio a pauladas, em agosto de 2024. O terceiro teve a regressão de pena determinada pelo Tribunal de Justiça, porém este não tem relação com as drogas apreendidas.
O principal alvo da operação era o homem responsável por abastecer a cidade com drogas ilícitas. Para manter o tráfico ativo, ele recrutava menores de idade para comercializar os entorpecentes, recebendo diretamente os valores das vendas. Durante o cumprimento dos mandados, o suspeito tentou se livrar das drogas jogando-as sobre o telhado, mas, com o apoio de imagens de drone e atenção redobrada, os policiais conseguiram localizar e apreender o material.
Entre os itens apreendidos estão drogas do tipo crack, cocaína e maconha, duas motocicletas utilizadas no tráfico, além de diversos produtos de origem furtosa e aparelhos celulares.
A ação conjunta das forças policiais reforça o compromisso com a segurança pública e representa uma resposta eficaz às denúncias da população, que vinha relatando o medo constante provocado pela intensa movimentação de usuários de drogas em pontos já conhecidos de tráfico.
Todos os presos foram conduzidos ao presídio local e permanecem à disposição da Justiça.







