Um homem, foragido da justiça identificado como José Maria Ramos Bispo, de 38 anos, foi morto nesta quarta-feira (08/01) no Hospital João Paulo II, em Porto Velho (RO). Ele foi baleado em um confronto com policiais do Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR) e da Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado (FTICCO).
O confronto ocorreu na vila DNIT, localizada as margens da BR-319, logo após a ponte sobre o rio Madeira. Mesmo tendo sido socorrido pelos policiais e encaminhado ao hospital, José Maria não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações apuradas pela equipe de jornalismo de Omadeira, o homem estava com mandado de prisão em aberto acusado de envolvimento no furto de 45 Kg de drogas ocorrido em 2023 no prédio do Instituto Laboral Criminal (ILC), no bairro Costa e Silva, na capital.
A prisão de Joseé havia sido decretada durante a Operação Xeque-Mate, conduzida pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra o Patrimônio. Após denúncia, os militares foram até a Vila Dnit na tentativa de prender o acusado. Ele reagiu e houve troca de tiros entre os PMs e o suspeito. José Maria foi baleado e socorrido pela guarnição ao pronto socorro, mas morreu pouco tempo depois.