URUPÁ, RO – Na última sexta-feira, 16 de fevereiro, foi registrado como homicídio doloso o caso do corpo de um homem de 58 anos, encontrado na Linha T-2, em Urupá (RO). As informações são do Correio Central.
João Lacerda dos Santos, popularmente conhecido por “Joãozinho”, que tinha 58 anos, estava desaparecido desde a última quarta-feira, 14 de fevereiro. A suspeita é de que ele tenha sido assassinado quando circulava de motocicleta por uma estrada vicinal.
Por volta das 11h, policiais militares foram acionados pela Polícia Civil local, após a Polícia Judiciária receber informações de que havia um corpo de um homem na linha T-2. De imediato, uma Guarnição de Serviço da Polícia Militar e investigadores da Polícia Civil foram para o local.
O corpo de João Lacerda estava caído ao lado de uma motocicleta, em meio ao capim, na entrada de uma propriedade rural, que não possui residência. Segundo os investigadores que apuram o crime, João Lacerda apresentava um corte na garganta e uma perfuração no tórax.
A equipe da Polícia Técnico-Científica (Politec) esteve no local. Após o trabalho pericial, o corpo foi liberado para familiar e funerária.
A Polícia Militar registrou a ocorrência de homicídio doloso na Delegacia de Polícia Civil, que vai investigar o crime.
O que é homicídio doloso?
Homicídio doloso é um tipo de crime em que uma pessoa mata outra intencionalmente. Este crime pode ser classificado de duas formas:
- Dolo direto: Quando o indivíduo realmente deseja matar outra pessoa12.
- Dolo indireto: Quando o indivíduo não tem o propósito de matar, mas é o responsável por organizar algum evento que causa a morte de alguém por consequência12.
O homicídio doloso está previsto no artigo 121, p. 1-2 do Código Penal Brasileiro1. A pena para homicídio doloso simples pode variar entre 6 a 20 anos, em regime semi-aberto ou fechado12. No caso de homicídio doloso qualificado, o período de reclusão pode variar entre 12 a 30 anos, em regime exclusivamente fechado2.