Na manhã desta sexta-feira, 08/03/2024, em uma ação integrada entre as policias civis de Rondônia e do Rio de Janeiro, 11º DP – ROCINHA, no contexto da Operação Átria, foi preso o feminicida Luiz Carlos dos Santos, de 55 anos, foragido há mais de duas décadas, por ter assassinado a adolescente Rosimeire Aparecida O. Espelino, fato ocorrido em 14/11/1999, no município de Seringueiras/RO, que trouxe grande comoção à população local.
O Crime
Conforme constou das investigações, após o fim de um curto relacionamento, que durou apenas quatro meses, o infrator foi até a residência da vítima e a ameaçou, dizendo que se ela não voltasse a morar com ele, iria matá-la. Devido a recusa da adolescente, que na época contava com apenas 15 anos de idade, Luiz, que tinha à época 33 anos de idade, armou uma emboscada em um caminho onde sabia que ela costumava passar “linha 04, km 10 Seringueiras – RO”, onde efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima, acertando-a na cabeça, ocasionando a morte no local.
A Fuga
Em seguida, fugiu do distrito da culpa, incialmente indo para São Paulo, onde permaneceu por alguns anos, e depois para o Rio de Janeiro, onde foi localizado e preso nesta manhã. Desde a época dos fatos, há mais de 20 anos, o suspeito manteve-se foragido. As investigações revelaram que ao longo dos anos ele empregou táticas enganosas para evitar sua captura, usando de várias identidades e mudanças de endereço. Tal comportamento meticuloso dificultou o trabalho das autoridades, que enfrentaram um desafio persistente na busca pelo criminoso.
A Prisão
Após um árduo e complexo trabalho investigativo, os policiais civis da 1ª Delegacia de Seringueiras chegaram à real identificação e atual localização do infrator. Diante disto, contataram a Polícia Civil da capital fluminense, que prontamente procedeu diligências exitosas, que resultaram na localização e prisão do criminoso. Após ser preso, por ocasião do seu interrogatório, o autor confessou o crime e contou detalhes de como agiu para emboscar a vítima. Sobre a motivação, confessou ter sido passional.
A Importância da Resolução
A Polícia Civil ressalta a importância da resolução desse crime, que permanecia impune por mais de duas décadas. A persistência e o trabalho árduo dos policiais civis de Seringueiras, que não mediram esforços, não obstante a escassez de servidores, foram fundamentais para superar as artimanhas do criminoso, informando, ainda, que esta prisão não apenas traz justiça e alento à família da vítima, à população local, mas também foi crucial para evitar a prescrição crime e, consequentemente, a impunidade.
Os familiares da vítima foram informados sobre a prisão do suspeito, e a notícia foi recebida com uma mistura de alívio e gratidão, agradecendo o trabalho incansável e empenho dos policiais na resolução do caso, aguardada há muito tempo.
O processo criminal seguirá seu curso, e espera-se que a justiça seja feita, com a condenação do criminoso.
Por fim, a Polícia Civil reforça seu compromisso com a justiça e a segurança da população, no combate aos crimes violentos contra as mulheres e demais vítimas vulneráveis.