Na manhã deste sábado dia 16 de setembro, equipe da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher) de Rolim de Moura RO estiveram na cidade de Castanheiras, onde em parceria com a equipe da EMATER, representada pela assistente social da EMATER, Sra. Albertina, foram convidados a ministrarem uma palestra voltada ao tema violência doméstica, lei 11.340/2006, denominada lei Maria da Penha, criada em 06 de agosto de 2006. O objetivo das palestras é instruir e amparar mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.
O Policial EDINHO SINPOL abriu a palestra informando todas as modalidades de violências abrangidas na Lei Maria da Penha, média de tempo de cadeia para quem pratica este tipo de crime e estatísticas globais e nacionais da quantidade de ocorrências registradas em nosso país, também foi abordado temas relacionados a violência sexual contra crianças e adolescentes e o Programa Social do Estado em parceria com as prefeituras denominada MULHER PROTEGIDA, o qual e pioneiro no Brasil, onde a mulher que for agredida e após registro de ocorrência solicitação de medida protetiva, faz jus a um remuneração mensal por um período de seis meses ou seja durante a vigência do procedimento de afastamento do agressor, salientando que todas devem estar cadastradas no CAD ÚNICO.
Os policiais da DEAM/RM ressaltam a importância de denunciar casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, reforçando ainda mais o compromisso de atuarem na proteção e assistência destas das vítimas. Sendo informado os canais para as denúncias, enfatizando que a partir dessas denúncias, muitos crimes têm sido solucionados e vítimas resgatadas das mais diversas violências.
Ligue para denuncias
- Disk 100 para crianças abusadas sexualmente
- Disk 180 para mulheres que sofrem violência doméstica
- Disk 197 polícia civil
- Disk 190 polícia militar
Edinho do SINPOL, destacou que caso não queiram se identificar, sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo. Salientando que denuncia falsa e crime.