O álcool é uma das drogas lícitas vendidas no mercado e seu uso contínuo pode fazer com que as pessoas tornem-se viciadas no uso dessas substâncias e, por isso, é importante falarmos sobre dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, pois é comum encontrarmos pessoas que misturam bebida com direção e isso pode trazer muitos riscos à saúde física e até financeira.
A pessoa que bebe em excesso, perde a coordenação motora para conduzir um automóvel, por isso que esses dois não podem se misturar.
Por isso, quando falamos sobre dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, sabemos que elas são rígidas e variam de acordo com a gravidade de cada caso. Veja:
Dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências administrativas?
Quando alguma força de segurança pública autua algum motorista que esteja embriagado, uma das consequências é administrativa e o condutor é penalizado pela suspensão do direito de dirigir por um ano, além de ter sua Carteira de Habilitação recolhida.
A multa por conduzir embriagada é de aproximadamente R$ 2.900,00 e o motorista recebe 7 pontos na carteira de motorista e tem seu veículo retido até apresentar algum condutor habilitado em condições de retirar o veículo.
Mas, ainda existe a possibilidade de algum motorista dirigir sob o efeito exagerado do álcool e, se essa pessoa estiver com a capacidade psicomotora alterada, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em seu artigo 306, prevê pena de 6 meses a 3 anos de reclusão do motorista.
Por isso, muitos acreditam que, para evitar todos esses problemas, basta burlar o exame de avaliação de embriaguez do motorista, chamado de bafômetro.
Mas, é possível burlar o bafômetro?
Para o corpo humano, o álcool é identificado como uma substância que precisa ser eliminada do organismo, afinal, o fluido é composto por toxinas que não fazem bem para os órgãos e, uma das formas de eliminar o álcool é por meio dos pulmões.
Quem se pergunta sobre dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, deve entender que esse exame é obrigatório e que burlar ele não é possível.
Isso não é possível, já que o bafômetro usa reações químicas para identificar a quantidade de álcool no corpo humano e a mudança de cor é visível quando o álcool reage com o ácido presente dentro desses aparelhos que são similares aos robôs digitais, que nunca erram.
Muitos espalham que o consumo de refrigerantes, de doces, enxaguantes bucais, medicamentos e até carvão mineral, pode burlar o sistema desses aparelhos, mas não acreditem nisso, pois, o álcool está presente até mesmo no ar expelido pelos pulmões e não nos fluídos como saliva.
E, se negarmos a realização do exame?
Depois de tentar os mitos citados acima para quem pensa sobre dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, os condutores também tentam se negar a realizar o teste do bafômetro.
Mas, vale lembrar que, apesar de não ser obrigatória a realização do exame, a sua recusa pode acarretar em uma autuação também, de acordo com a lei 13.281, do CTB.
Além disso, a multa é a mesma que a supracitada e a pessoa ainda responderá por um processo da suspensão do direito de dirigir por um ano.
Por isso, a melhor dica que podemos dar para quem está pensando em sair para beber com os amigos, com a família ou até mesmo sozinho, é: não dirija.
Combine entre as pessoas que vão ingerir bebidas alcoólicas qual delas vai ser responsável pela condução do veículo no final da festa.
Por que ainda é comum dirigir embriagado no Brasil?
Apesar de sabermos tudo sobre dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, ainda somos muito irresponsáveis nesse quesito e muitos ainda dirigem embriagados, sabendo dos riscos dessas ações.
É comum o consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, afinal, somos um dos países que mais consomem cerveja no mundo e, não à toa, uma das empresas mais valiosas da nossa economia é a Ambev (indústria cervejeira brasileira responsável pela produção das marcas Brahma e Skol).
Mas, o consumo é proibido para motoristas e, ainda assim, é recorrente ouvir falar de pessoas que tiveram carros apreendidos, mas, por que isso acontece?
Isso acontece porque, infelizmente, no Brasil, acredita-se que é possível burlar as leis de diversas formas, seja através da não realização do exame de bafômetro, seja através do uso de alimentos que mascaram o álcool, mesmo que isso não aconteça.
Quais os perigos de dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências
Quem ainda não se convenceu de que dirigir sob efeito de álcool quais são as consequências, deve lembrar que a perda das capacidades automotoras pode causar até mesmo acidentes graves de trânsito e que, em casos de acidente com vítima, o fato de estar embriagado configura crime do condutor.