Na manhã desta sexta-feira (01/09), o policial civil Edinho da ASPOCIROM juntamente com a equipe da DEAM ITINERANTE estiveram no Distrito de Flor da Serra, especificamente na Escola Municipal Fernando Sabino, em Alto Alegre dos Parecis/RO, com a gerente local da EMATER Sra Cristina, a psicóloga do CRAS Sra Lilian e a Primeira Dama Rosangela, Secretaria de Assistência Social, apresentaram uma belíssima palestra com temas relacionados ao AGOSTO LILÁS, mês do ano referência no combate da violência doméstica contra a mulher, lei 11.340/2006 denominada lei Maria da Penha, criada em 06 de agosto de 2006 com a finalidade de amparar mulheres vítimas dos mais diversos tipos de violência.
O policial EDINHO abriu a palestra informando todas as modalidades de violências abrangidas na lei Maria da Penha, estatísticas globais e nacionais da quantidade de ocorrências registradas em nosso país, também foi abordado temas relacionados a violência sexual contra criança e adolescentes o que prendeu a atenção de todos no local.
Além das ações da DEAM ITINERANTE, a psicóloga do CRAS explanou sobre um programa social pioneiro do Brasil denominado MULHER PROTEGIDA, onde a mulher que por ventura for agredida e após registro de ocorrência e solicitação de medida protetiva, faz jus a um remuneração mensal enquanto perdurar a vigência do procedimento de afastamento do agressor, falou também do programa social CRIANÇA FELIZ, no qual se a vítima de violência também esteja grávida, recebe outro benefício do governo do estado, salientando que todas devem estar cadastradas no CAD ÚNICO.
O Projeto DEAM Itinerante representa um importante passo na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, livre de violência e abusos. A expectativa é que essa ação na região da zona da mata possa servir de exemplo para outras regiões do Estado de Rondônia, incentivando o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero.
Edinho da ASPOCIROM informou que a próxima missão da operação SHAMAR/DEAM ITINERANTE será no Município de Parecis em data ainda a ser definida.
Após as palestras os policiais ficaram na escola para registro de ocorrência, pedidos de medidas protetivas e caso preciso diligências investigativas
Denunciem, não se calem, “briga de marido e mulher temos que meter a colher sim” frisou o Policial civil Edinho.
Para denuncias segue os números abaixo
180 mulher vítima
100 crianças e adolescentes vítimas
197 polícia civil
190 polícia militar