Um caminhoneiro que partiu de Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, foi preso em flagrante na madrugada de sexta-feira (9) transportando 105 quilos de pasta base de cocaína. A apreensão ocorreu na cidade de Cáceres (MT), a 217 quilômetros de Cuiabá, e foi realizada por agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Segundo informações, a operação foi deflagrada após o Gefron receber um alerta da Polícia Civil de Goiás, que indicava que um caminhão carregado com grãos havia saído de Rondônia com destino a Brasília, levando uma carga de entorpecentes escondida.
Com base na denúncia, os agentes montaram uma operação de monitoramento nas rodovias de Mato Grosso. Durante a abordagem ao veículo suspeito, os policiais encontraram vários tabletes de droga escondidos na carroceria da carreta. Para acessar o compartimento oculto, os operadores precisaram utilizar uma serra para abrir parte da estrutura do caminhão.
A carga de droga e o caminhão foram apreendidos, totalizando um prejuízo estimado em R$ 3,2 milhões às facções criminosas envolvidas no tráfico. O motorista foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A ação é mais uma ofensiva no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira e destaca a importância da integração entre forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento ao crime organizado.