Manter a equipe motivada e preparada é uma das várias tarefas dos gestores de empresas. Mas muitas vezes a companhia entrega diversos memorandos e avisos que, nem sempre, recebem o devido valor por todos que os lerão.
No entanto, se você optar por palestras corporativas, perceberá que elas possuem diversos benefícios, não só para incentivar, como para manter todos os funcionários informados de mudanças, normas e até mesmo criar vínculos entre todos.
Além da informação que os palestrantes costumam transmitir para todos os colaboradores, eles tem grande papel na hora de motivar a todos, otimizando assim, a gestão de equipe.
Isso porque, com o tempo, é comum que algumas pessoas se frustrem e desanimem, podendo transmitir seus sentimentos para outros colegas ou até mesmo gerando desavenças.
Nesse caso, as palestras motivacionais são excelentes, e podem, diversas vezes, resolver esse tipo de problema.
Apesar das palestras serem boas aliadas, é muito importante que o palestrante seja dinâmico e consiga manter o interesse de todos os ouvintes, além de planejar muito bem o que será dito. Dessa forma, será perceptível o quanto a equipe ficará mais animada e produtiva.
Para que você entenda melhor, vamos falar sobre os principais benefícios das palestras corporativas e algumas dicas de como e quando utilizá-las.
Por que optar por palestras nas empresas?
As palestras normalmente possuem curta duração e costumam ser dinâmicas, por isso os ouvintes se mantem atentos e absorvem melhor as informações.
Elas não só servem para informar, qualificar e preparar a equipe como também para incentivar, fazendo uso de palestras motivacionais.
Considerando isso, sua empresa pode criar uma palestra corporativa por vários motivos, alguns dos assuntos mais importantes são:
- Motivação da equipe, aumentando a produtividade e reduzindo a rotatividade;
- Fazer treinamentos focados nas necessidades da empresa e funcionários;
- Falar sobre segurança no trabalho, evitando acidentes;
- Desenvolver habilidades;
- Aumentar vendas e melhorar relacionamentos com o cliente;
- Melhorar a comunicação entre os líderes, colaboradores e clientes;
- Palestras sobre ética no local de trabalho;
- Liderança.
Além desses assuntos, também podem surgir necessidades específicas dentro do seu local de trabalho que também podem ser transformadas em palestras. Nesse caso o palestrante enviará um briefing para saber exatamente o que é necessário para o seu caso.
Benefícios das palestras corporativas
Quem participa de uma boa palestra, pode colher frutos não só para benefício da empresa, mas também benefício próprio. Dessa forma, a pessoa se tornará mais ativa, prestativa, feliz e motivada em todas as áreas da vida. Aumentando consequentemente, a produtividade da empresa.
Investir em bons eventos como esses pode trazer em diversas vantagens para a sua empresa como:
- Melhorar a confiança e auto estima dos funcionários;
- Aumentar o engajamento dos colaboradores;
- Incentivar os colaboradores a dar ideias e contribuir com novos processos e produtos;
- Melhorar a relação entre todos os envolvidos, aproximando a equipe e setores;
- Desenvolver habilidades e competências;
- Aumentar a produtividade dos funcionários, administradores e gestores da empresa;
- Promover o bem-estar de todos, diminuindo assim licenças médicas, depressão e estresse;
- Aumentar a proatividade de todos os envolvidos na companhia;
- Diminuir conflitos internos;
- Melhorar o relacionamento entre colaboradores e clientes.
Os benefícios de uma boa palestra empresarial são muitos, como você pode perceber acima. Sendo assim, você pode ver o quanto vale a pena reservar algumas horas por mês e uma verba para investir em eventos como esse, que ajudarão sua empresa a colher ótimos frutos e crescer saudavelmente.
Como montar a melhor palestra corporativa?
Agora que você já sabe os benefícios de uma boa palestra e conhece algumas das temáticas mais importantes, você precisa avaliar o que a sua empresa precisa para escolher o melhor assunto.
Depois disso, é necessário ver quantas pessoas participarão, o local onde isso acontecerá, a divulgação do evento, a organização (horários, alimentos, bebidas) e, principalmente, escolher o palestrante.
O palestrante pode, tanto ser um gestor da empresa com qualificação, como uma pessoa famosa. Porém, o mais importante é que seja um orador cativante, para que consiga prender a atenção de todos durante todo o período.
É importante selecionar essa pessoa de acordo com o conteúdo do evento, pois ela deve ser qualificada para falar sobre o assunto, de forma que consiga transmitir tudo de maneira clara e dinâmica para manter o foco do público.
Quando a ideia for falar de assuntos mais técnicos, é importante contratar consultores especialistas que lhe trarão o conteúdo mais atualizado possível e poderão retirar todas as dúvidas dos colaboradores.
Porém, quando a ideia for voltada ao entretenimento ou para motivar, melhorar relacionamentos e confiança, é possível contratar artistas famosos, esportistas, mágicos e autores de best-sellers.
Eles trarão um olhar diferenciado para a sua empresa, que irá melhorar a autoestima e produtividade dos colaboradores.
Pense bem e avalie as opções de contratação desse profissional, nem sempre vale a pena economizar para contratar esse tipo de trabalho.
Escolha o melhor e mais capacitado para a temática que você precisa. Depois disso, colha os frutos que os eventos irão lhe trazer.