Sabemos que ter um carro aqui no Brasil é dureza. Existem diversas coisas por aí que podem de alguma forma prejudicar seu veículo, e podemos fazer uma lista gigantesca desses problemas, que vai de acidentes, problemas mecânicos, furtos, assaltos e muitas outras coisas.
A solução lógica para quando você está preocupado com seu carro é contratar o seguro, mas como dissemos antes, existem tantas coisas que podem prejudicar o seu carro, que o mais importante a se fazer é primeiro entender o que esse seguro vai ter, no que ele vai te cobrir.
Por conta disso um bom Seguro Auto precisa de uma boa variedade de opções para os clientes, já que ele vai sempre optar por aquele que vai proteger ele das maiores mazelas que um automóvel pode sofrer.
E se você está na dúvida de quais são as principais coisas do qual um seguro tem que proteger um carro, hoje vamos trazer uma lista dos principais itens.
Roubo
Vamos começar do básico ao básico. O seguro contra roubos é a primeira e mais importante coisa que você deve se atentar para isso porque roubos de carros são coisas extremamente comuns de acontecer no nosso país. Para se ter uma ideia, segundo o UOL, um levantamento do Ituran Brasil, só em São Paulo foram 71.878 roubos de carro só em 2021, o que foi um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Isso sem contar outros estados do brasil que deixam muito claro que esse é um problema muito sério, e por isso a importância do seguro. E vale lembrar ainda que isso não deve ser nenhum luxo, esse tipo de opção tem que aparecer logo de cara no plano mais básico de qualquer seguro de carro, exatamente pelo fato de ser tão comum e corriqueiro de se acontecer.
Vale lembrar ainda que isso deve valer tanto para furtos quanto para roubos propriamente ditas, principalmente em cidades onde isso é mais comum de acontecer
Acidentes com fogo e explosões
Outro ponto importante é o de situação onde o seu carro provavelmente vai ser totalmente perdido. Esse tipo de seguro ainda se encaixa no famoso “sinistro” onde a pessoa vai ficar com um novo carro.
Esse tipo de cobertura também deve estar diretamente envolvido no plano mais básico, já que o cliente quer sentir que o seguro está ali para cobrir caso ele perca totalmente o seu veículo.
Acidentes
Agora já estamos falando de um tipo de cobertura que não é tão comum nos planos mais básicos. O seguro por conta de acidentes é algo que geralmente pode ser cobrado um pouco a mais, mas que tem que aparecer opção em algum dos planos, isso porque muitas pessoas costumam optar por ele.
Existe um número gigantesco de acidentes de carro todos os dias, e muitas pessoas têm muito receio disso e por isso só saem com o carro sabendo que estão asseguradas desse tipo de situação.
Esse é o tipo de seguro que é preferido dos motoristas inseguros, isso porque muitas vezes a pessoa tirou habilitação, mas ainda não confia totalmente em suas habilidades frente ao volante, e por isso acabam contratando algum tipo de seguro para proteger-se de si mesmo.
Cobertura RCF-V
Também chamada de cobertura para Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos é o topo das coberturas de veículos, isso porque ela não está apenas protegendo você e seu carro, mas também as outras pessoas que podem acabar se envolvendo em acidentes com você.
Esse é um tipo de cobertura um pouco mais cara, mas definitivamente é um tipo de plano extremamente procurado, principalmente pelo fato de que é o tipo de cobertura que faz com que o motorista possa rodar tranquilamente sem nenhuma dor de cabeça.
Isso porque acidentes, mesmos leves como uma batidinha, podem acabar gerando uma grande dor de cabeça justamente por ter que lidar com outra pessoa que geralmente está muito irritada com o inconveniente que a situação de um acidente, mesmo pequeno, causa.
É muito importante também entender que esse tipo de plano não pode ser confundido com o DPVAT, muitas pessoas deixam de assinar esse plano justamente porque acham que o DPVAT presta exatamente o mesmo serviço, mas isso não é verdade.
Isso porque ele apenas dá uma indenização baixa, que dependendo da situação pode estar longe de ser o suficiente, enquanto isso o RCF-V pode cobrir tanto os danos físicos quanto também os danos morais que os terceiros podem ter direito por conta do incidente.
Esse tipo de modalidade pode ser incluso dentro de um pacote, que inclua por exemplo todos os itens sentados aqui, já que ele é um item mais caro, quanto pode também ser disponibilizado à parte, adicionando um valor no plano que a pessoa escolher, já que nos dois casos ele é muito procurado.