Uma coisa é pegar seu parceiro traindo. Outra coisa é pegá-los traindo quando se isolam juntos por semanas, incapazes de sair de casa. Você termina, mesmo que não haja para onde ir? Você tenta conversar quando há tão pouco espaço para ocupar espaço? O que você faz se descobrir que seu parceiro traiu enquanto estava em quarentena?
“Não há nada simples ou fácil no que você está passando, e todos os sentimentos que você está experimentando agora são válidos”, disse à a terapeuta de casais Genesis Games, LMH. “No entanto, queremos ser conscientes e equilibrados ao tomar decisões que possam ter repercussões muito sérias. Queremos garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos, atendendo à nossa própria dor da melhor maneira possível”.
Não são poucos os casos de homem que estão num relacionamento e que ao mesmo tempo tem um caso amoroso, muitas das vezes exercendo o papel até de fatal model.
Por mais que você sinta vontade de gritar com sua parceira, Carla Marie Manly, Ph.D., psicóloga clínica especializada em relacionamentos, diz a que é uma boa idéia dedicar algum tempo para reunir seus pensamentos primeiro. Você deseja processar e, em seguida, faça um plano de jogo para o que deseja dizer e como deseja transmiti-lo.
Se você deseja resolver as coisas, sua abordagem precisa parecer menos acusadora, mais racional e equilibrada, para que seu parceiro não fique na defensiva e esteja mais disposto a se explicar. Se você os pega sexting ou tendo um caso emocional com um ex, é importante abordar a questão de forma aberta e honesta. Como Manly diz, “as emoções podem estar se esgotando, mas uma abordagem simples e direta é ideal”.
Manly sugere ter a conversa de manhã ou no meio da tarde, pois isso oferece tempo suficiente para discutir o problema e depois processar a conversa. Evite abordar o assunto quando seu parceiro estiver bebendo e não fique tentado a usá-lo como arma no meio de uma discussão maior. As consequências da conversa serão mais bem-sucedidas se você estiver emocional e mentalmente presente.
“Quando estiver pronto, expresse seus sentimentos e necessidades de maneira clara e direta, usando uma declaração, diz Manly. Por exemplo, você pode dizer: “Sinto muita raiva e mágoa agora. Vi mensagens no seu telefone que esclarecem que você está tendo um caso emocional e não vou tolerar o desrespeito. Eu quero discutir como isso afetará nosso futuro “.
Atacar seu parceiro e dizer coisas ofensivas no calor do momento só vai piorar a situação, especialmente se você tiver que ficar sob o mesmo teto no futuro próximo.
Agora, vamos à pergunta muito importante: você deve terminar? Jennie Steinberg, terapeuta de casamento e família licenciada, diz a que isso realmente depende do que você deseja. “Culturalmente, a expectativa é que você saia quando seu parceiro te trair, e isso pode ser o melhor para você”, diz Steinberg. “Mas estamos todos sob uma enorme quantidade de estresse no momento e talvez você não tenha os recursos emocionais necessários para tocar com seu eu emocional e ouvir seus sentimentos”.
Se eles não parecerem genuinamente arrependidos, tiverem um histórico de traição ou se tiver certeza de que nunca mais poderá confiar neles, considere seriamente um rompimento. Mas se as coisas não estiverem tão claras agora, Steinberg diz que também não há problema em tomar seu tempo antes de tomar qualquer decisão importante. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes e encontrar maneiras de obter mais espaço para você enquanto isso. Você não precisa tomar nenhuma decisão importante sobre seu relacionamento imediatamente. Reserve um tempo e você encontrará uma solução que funcione para você.