Você já ouviu falar ou sabe o que é usinagem de precisão? Esse tipo de procedimento é muito comum no mundo industrializado, em que fábricas precisam produzir peças com tamanhos extremamente controlados e com uma precisão sem igual. Para isso, é necessário usar um maquinário muito específico, que poucas empresas podem fornecer neste momento (como a Braniva, por exemplo).
Hoje em dia, o Brasil enfrenta um processo de desindustrialização tremendo, que só foi mais acelerado pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, é importante entender que existem muitas possibilidades de mudar esse cenário e investir em recursos para poder aumentar a possibilidade de industrialização no país. Uma delas é justamente a usinagem de precisão, capaz de transformar a maneira como criamos peças no país.
Quer saber o que é usinagem de precisão e como ela pode ajudar a sua empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que é usinagem de precisão?
Começando pelo início, a usinagem de precisão é um processo relativamente novo que permite aumentar a precisão obtida na hora de produzir peças dentro de uma usina. Isso é feito com o uso não só de softwares ultra-precisos, mas também de maquinário ultra-preciso, de modo a poder controlar da maneira mais detalhada possível o corte que será feito no material.
O processo de usinagem normal é composto por três procedimentos diferentes: corte da peça, desgaste e tratamento térmico. Esses procedimentos são todos feitos por máquinas e, em muitos casos, é algo totalmente computadorizado. Esse controle digital permite que o processo seja feito com o máximo de precisão possível. Atualmente, as máquinas CNC (que trabalham com um comando numérico computadorizado) chegaram a o nível de precisão de 1 mícron. Para se ter uma noção do quão preciso é isso, 1 mícron equivale a 0,001 milímetro. É, realmente, extremamente preciso e detalhado.
Esse tipo de precisão é necessária na produção de peças para várias indústrias sensíveis, como a automotiva, eletrônica, de eletrodomésticos, aeroespacial, naval e muitas outras. É necessário que as peças nessas indústrias sejam realmente muito detalhadas e de um controle incrivelmente preciso, de modo a garantir o melhor resultado possível para o produto feito.
Quais são as peças necessárias para isso?
A usinagem de precisão é composta por vários equipamentos. Veja a seguir algumas das opções e exemplos dos equipamentos e maquinários usados nessa indústria!
Tornos
Os tornos estão entre as peças mais usadas na usinagem de precisão. Eles podem ser convencionais ou CNC (que são aqueles ultra precisos que mencionamos anteriormente). Eles são capazes de fazer peças personalizadas, com medidas bem específicas, de maneira mais rápida e em grande quantidade (o que reduz custos). Além disso, os tornos permitem produção de peças em formas geométricas não-convencionais, além de realizar furos internos dentro das peças.
Fresas
As fresas também podem ser convencionais ou CNC (do estilo comando numérico computadorizado, que mencionamos antes). Elas são responsáveis pelos cortes feitos em peças e, portanto, são aquelas que podem chegar à precisão de um mícron. Além disso, elas também podem dar acabamento em superfícies, além de produzir formas tridimensionais complexas e de alta precisão.
Por fim, as retíficas são equipamentos cilíndricos ou planos, que são usados para afiar matrizes e punções. Seus movimentos são essenciais para garantir a precisão dessas peças, de maneira a permitir que projetos ultra detalhados possam existir.
Quais as vantagens desse processo?
Existem diversos benefícios em usar a usinagem de precisão na sua indústria. No entanto, é fato que nem todos eles são sentidos por absolutamente todas as empresas do segmento. Isso porque a usinagem de precisão pode ser um pouco cara e não compensar em muitos casos.
O principal benefício de usar a usinagem de precisão é a capacidade de poder produzir uma alta quantidade de peças em formatos extremamente precisos, controlados e incomuns. Isso é bom pois reduz muito o preço de projetos fora do normal.
Por exemplo, suponha que você precisa de uma peça quadrada para uma máquina. Qualquer fábrica pode atender essa demanda, o que reduz bastante o seu preço. No entanto, imagine que você precisa de um triângulo em que um dos lados deve ter exatamente 1,9887 centímetro. Com uma máquina de usinagem de precisão, é possível chegar nesse tamanho exato. Normalmente, isso seria caro, mas a possibilidade de fazer milhares dessas torna tudo mais barato.
E, claro, uma das vantagens da usinagem de precisão é justamente tornar possível projetos muito complexos e detalhados que, de outra forma, não conseguiriam ver a luz do dia.
E aí, aprendeu o que é usinagem de precisão? Agora que você já tem esse conhecimento, é hora de aplicá-lo no seu cotidiano. Para isso, você precisará aprender como adaptar a sua empresa para trabalhar com a usinagem de precisão ou, pelo menos, passar a importar peças de fábricas que trabalham assim. Desse modo, será possível entrar em projetos mais avançados e com maior valor agregado, aumentando seu faturamento.
Gostou do assunto? Então comente abaixo com a sua opinião!