Com a chegada do verão as condições ficam favoráveis para proliferação de algumas pragas urbanas, como mosquitos, baratas, escorpiões, formigas e ratos. E exatamente nessa época do ano que as buscam por empresas de dedetização crescem consideravelmente.
Empresas especialistas no ramo, como é o caso da empresa de dedetização em Maceió, estão sempre fazendo campanhas para incentivar que as pessoas não tentem acabar com as pragas com produtos caseiros, pois os mesmos podem fazer muito mal a saúde humana e dos animais de estimação.
Cuidados pós-dedetização
Empresas de dedetização costumam pedir um período de isolamento da casa de cinco a sete horas, pois é um produto químico e para evitar possíveis males, essa é uma boa recomendação. Com o grande avanço da tecnologia novos produtos foram lançados, produtos sem odor perfeito para serem usadas em consultórios, padarias entre outros estabelecimentos.
Segundo a ANVISA, alguns estabelecimentos precisam de um controle mensal de dedetização, como restaurantes, supermercados, padarias e até farmácias. Os produtos que foram lançados recentemente transforma o líquido em fumaça, e podem desalojar os insetos, como baratas e formigas por exemplo.
Muitos estabelecimentos ou residências que se mantem fechadas por um longo período de tempo acabam propiciando um clima ideal para as pragas se proliferarem o ano inteiro. Não importa se é inverno ou verão, ambientes climatizados e quentes como as cozinhas, por exemplo, acabam favorecendo o surgimentos dos insetos.” Por mais que empresas de dedetização tenha seus clientes para aplicações mensais, ainda sim os chamados para trabalho em residências aleatórias aumentam cerca de 70% nessa época.
O processo da dedetização fica entre 30 minutos e duas horas, podendo varia dependendo do ambiente e o tipo de praga a ser exterminada. O primeiro passo é fazer uma análise do local e algumas perguntas ao cliente. É de suma importância saber se há crianças na casa, animais domésticos e quais são as orientações da dedetização antes do serviço. Sendo assim, com esse estudo e análise junto ao cliente o serviço tende a ser mais eficiente e o produto adequado para eliminar os insetos ou outros animais, como ratos.
Cuidados
antes da dedetização
O objetivo aqui é proteger móveis, roupas e possíveis alimentos que geralmente ficam expostos, como frutas. Há circunstâncias em que o ambiente a se dedetizado conta com a moradia de pessoas alérgicas, senhoras e mulheres gestantes, essas pessoas com esses critérios devem ficar fora do ambiente por pelo menos 12 horas já que o método utilizado para acabar com baratas é com pulverização, deste modo o produto fica circulando um tempo dentro do ambiente. Quando se trata de pulgas e carrapatos o método também é arriscado para pessoas que seguem os critérios que mencionamos acima, nesse caso também há necessidade que as pessoas fiquem afastadas do ambiente por pelo menos 6 horas para que possa retornar ao ambiente que foi dedetizado.
Segue abaixo uma lista de cuidados todos devem ter antes da uma dedetização:
- Afastar animais de estimação, incluindo peixes que vivem em aquários por pelo menos 6 horas.
- Afastar pessoas alérgicas, grávidas e idosas por pelo menos 12 horas.
- Fechar bem o guarda-roupa, armário e guardar os alimentos para que não fiquem expostos ao produto químico utilizado.
- Mostrar ao técnico responsável pela dedetização todos os ralos da casa e os possíveis focos das pragas.