O consumo exagerado de plástico já se tornou um fato em nosso planeta. Isso porque o plástico está em todas as partes, desde embalagens de produtos, até ingredientes de cosméticos.
No ano de 2020, foi registrado um número super elevado na geração do plástico e isso fez com que a quantidade de plástico nos oceanos também aumentasse.
Entendendo melhor a problemática acerca do plástico
O plástico está disponível para uso em diversos tipos, formatos e tamanhos, no entanto, eles apresentam problemas, que impactam negativamente o nosso planeta, relacionados à produção, consumo e descarte.
Tais impactos têm suas origens na poluição provocada por substâncias desagradáveis emitidas para o meio ambiente, por conta do gasto energético utilizado durante a produção e distribuição.
O plástico e o meio ambiente
Por estar presente no nosso dia a dia, é muito difícil pararmos para pensar quais são os problemas que o plástico pode nos trazer e, acima disso, trazer ao meio ambiente, prejudicando de forma grave a natureza.
Nos tópicos a seguir separamos algumas informações sobre o plástico e como ele pode impactar negativamente a natureza. Confira:
Muitos anos até a decomposição
A falta de aterros sanitários já é uma realidade nos dias atuais, visto que, grande parte dos lixos produzidos passa por um longo processo de decomposição e, muitas vezes, não é destinado para a reciclagem.
Com isso, acontece a proliferação dos lixões a céu aberto, que acabam contaminando a água dos rios, comprometendo a saúde.
Em nosso país, por exemplo, um estudo mostrou que existem mais de 3 mil lixões que se encontram em situações precárias, o que atinge diretamente, de maneira negativa, a vida de diversos brasileiros.
A presença de plástico no meio ambiente, pode atuar ainda, dificultando a decomposição de outros rejeitos, o que reforça ainda mais a questão da superlotação dos lixões.
Morte de diversos animais marinhos
A questão da morte de animais marinhos devido à ingestão de plásticos é, de fato, muito alarmante. Essa questão é comprometedora para a reprodução das espécies, visto que, cerca de 15% das espécies já estão em fase de extinção.
Produção de garrafas plásticas
A quantidade de garrafas plásticas vendidas no mundo quase passa a casa do 1 milhão. Esse número, infelizmente, é muito maior do que o ritmo de reciclagem, logo, a quantidade de unidades que são utilizadas para serem convertidas em novas, é muito baixa.
O uso de sacolinhas plásticas
As sacolas plásticas, apesar de serem bem úteis e aparentarem ser inofensivas, são itens que também são responsáveis por causarem muitos estragos no meio ambiente. Isso porque, as sacolinhas levam, no mínimo, 200 anos para se degradarem.
Como reduzir o descarte inadequado?
Para reduzir o descarte inadequado de plástico, além da limpeza profissional, basta que os próprios seres humanos mudem alguns hábitos, como exemplo nos supermercados, em casa, em restaurantes e até mesmo no trabalho.
Nos supermercados esses hábitos podem começar a mudar a partir da utilização de ecobags, por exemplo, ao invés de utilizar as sacolas plásticas. Opte sempre por escolher produtos com embalagens biodegradáveis, garrafas retornáveis e, caso esteja de carro, escolha caixas de papelão para comportar as compras.
Em casa, procure sempre reutilizar as embalagens de plástico, faça a separação correta do lixo e tente ao máximo evitar o uso de itens descartáveis.
Nos restaurantes, evite usar canudinhos de plástico, utilize copos de vidro e, para escolher a bebida, de preferência para recipientes de vidro também.
Por último, no trabalho, procure sempre carregar um copo ou uma caneca de algum material diferente de plástico, para que assim, evite usar os copos descartáveis. Além disso, incentive seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.
Consumo de plástico nas grandes empresas
A grande problemática relacionada ao plástico é pauta de diversos assuntos nos dias atuais e, por conta disso, diversas empresas começaram a trabalhar para contribuir nesse processo de diminuição da produção de plástico.
Desde empresas do setor alimentício, até empresas do setor de cosméticos são consideradas grandes aliadas no processo de produção de plástico.
Outra empresa que também assume essa responsabilidade é a do setor de brinquedos para crianças, visto que, muitos dos brinquedos são feitos de plástico.
Logo, para tentar conter esse problema, separamos algumas dicas que podem ser fundamentais, principalmente para as empresas, para reduzirem o consumo de plástico e, consequentemente, prejudicarem menos o meio ambiente.
- Utilizar embalagens que já foram recicladas para os produtos ou, até mesmo, embalagens feitas de outros materiais;
- Não distribuir sacolinhas plásticas para os cliente;
- Não permitir o uso de copos plásticos ou de qualquer outro utensílio plástico;
- Contratar funcionário para o setor da limpeza que fiquem responsáveis por fazer a separação do lixo.
Logo, seguindo algumas das dicas acima e, tendo noção do consumo consciente, é possível fazer com que a redução no consumo de plástico aconteça e, consequentemente, a natureza e o meio ambiente parem de ser atingidos.