Já faz parte da vida do brasileiro as tradicionais metas e objetivos para o ano novo. Por isso, vale mencionar que nas últimas décadas, uma das premissas mais abordadas para o ano seguinte é o tema ‘’empreender’’, estimulado por necessidade ou desejo próprio.
No entanto, o empreendedorismo não é um mercado tão simples. Afinal, para de fato, empreender, é preciso avaliar o dinamismo mercadológico, analisar o valor do investimento, estudar sobre os hábitos de consumo e as probabilidades do negócio realmente dar certo.
Mas, não se preocupe! O empreendedorismo também não deve ser encarado como um bicho de sete cabeças, mas sim, como uma atividade que exige paciência, determinação e empenho das partes envolvidas.
Então, que tal saber mais sobre o assunto? Preparamos 4 dicas imperdíveis para auxiliar você, profissional, que deseja abrir um negócio próprio. Quer saber mais? Continue lendo!
1. Análise fatores essenciais
Pense e coloque tudo no papel. O mercado conta com diversas ferramentas de plano de negócios (Canvas, Mandala, SWAT, etc). Antes de mais nada, é preciso eliminar a ideia do ‘’como eu vou fazer isso?’’ ou ‘’qual método utilizar?’’.
Nesse momento, o que vale são os caminhos a serem trilhados, bem como o objetivo do negócio, fornecedores, clientes, o que você vai oferecer, custos, totem digital, receita, capital, aspectos legais, entre outros elementos que devem ser analisados.
2. Peça ajuda
O primeiro passo deve ser realizado com auxílio de pessoas que você confia. Por isso, peça ajuda de colegas, amigos e parceiros. Principalmente para que compartilhem melhorias ou complementam aquilo que você já idealizou.
Não aceite críticas. Mas sim opiniões que contribuam com o desenvolvimento da sua ideia. O importante é, a partir de uma ideia pequena, ter outra ainda maior. Isso vale até mesmo na hora de comprar asdivisorias para escritorio.
3. Na prática!
Agora que você já tem tudo estruturado em um cronograma, é preciso colocar o negócio em prática. Para isso, o primeiro passo é a abertura da empresa, ou seja, o contrato social que, por sua vez, reúne muita burocracia.
É importante buscar profissionais qualificados para auxiliar nesse momento. Os seus esforços devem estar focados na promessa de valor aos clientes. O próximo passo é cuidar da estruturação e do dia a dia da empresa. Lembre-se: você planejou.
4. Use a tecnologia
A tecnologia é fundamental para promover o bom funcionamento do negócio. Inclusive, é quase impossível manter um empreendimento ativo sem o auxílio da tecnologia, principalmente na gestão empresarial.
Pensando nisso, faça com que o seu negócio se diferencie, seja rápido, integrado, para que o cliente tenha a melhor experiência de compra possível. A tecnologia é importante em qualquer segmento, mesmo os mais restritos, como empresas de válvula de retenção.
5. Estude
Por fim, vale mencionar que o conhecimento é fundamental em qualquer etapa ou fase do negócio. Aliás, existem várias maneiras de se informar sobre o mercado e as oportunidades de crescimento.
Para isso, faça pesquisas na internet, procure conversar com profissionais da área
e busque informações em livros e revistas. Participe ativamente de grupos de discussão colaborativos. Mostre a sua ideia e aumente a sua reputação.