Manutenção veicular durante a pandemia: dicas essenciais para não ficar no prejuízo

7 minutos de leitura

Você tem cuidado da manutenção do seu veículo durante a pandemia? Essa é uma obrigação importante, especialmente se você não estiver saindo com o seu carro da garagem.

A pandemia do novo coronavírus colocou todo mundo em casa, de quarentena. Isso fez com que a maior parte das pessoas mantivesse o carro na garagem, sem poder usá-lo. Como a vacina ainda é um sonho distante, esse período ainda deve se manter por um bom tempo. Ainda que você esteja saindo um pouco com ele, é necessário ter alguns cuidados para poder manter o veículo em ordem.

Para saber como fazer manutenção veicular, siga a leitura abaixo!

5 dicas para a manutenção veicular durante a pandemia

1. Verifique o óleo do motor

Você sabia que o óleo do motor tem vida útil? Pois é, além da quilometragem de uso, ele também se desgasta com o tempo. Isso acontece porque o óleo tem certas particularidades, como a viscosidade, por exemplo, que são essenciais para o seu uso. Quanto mais ele é usado, mais ele perde viscosidade e, claro, perde funcionalidade. Ao mesmo tempo, o óleo também perde suas propriedades com o tempo, mesmo sem ser usado.

É claro que o óleo sintético, por exemplo, dura muito mais tempo que o semissintético ou o mineral (que é o menos resistente de todos). Mesmo assim, há uma quantidade máxima de tempo que ele pode ficar no seu carro sem perder suas propriedades.

Portanto, veja qual é o óleo usado em seu automóvel, verifique a sua durabilidade e faça as contas para saber se o fluido no seu automóvel ainda pode aguentar alguns meses antes de ser trocado.

2. Tenha cuidado com a bateria

Outro item que precisa de manutenção veicular durante a pandemia é a bateria do seu automóvel. Mesmo que o carro fique parado, ainda existem muitos componentes elétricos que consomem carga com o tempo, como o alarme, por exemplo.

Por isso, caso você mantenha o veículo na garagem, às vezes precisará ligá-lo ou correrá o risco de perder totalmente a sua carga. Nesse contexto, você teria de aprender como recarregar bateria de carro para poder mantê-lo funcionando.

Outra solução, claro, é desligar a bateria do veículo. Essa é uma ação mais complicada, que exige um pouco de conhecimento por parte do motorista, mas que pode ajudar a economizar a carga. No entanto, será necessário garantir que vai saber ligá-la novamente quando precisar dela.

3. Conserve os pneus

O fato do carro ficar parado na garagem representa um risco específico para os seus pneus. A razão disso é bem simples e tem a ver com a gravidade.

Quanto mais tempo o automóvel se mantiver na mesma posição, maior é a pressão exercida em um determinado ponto dos pneus. É claro que isso não faz nenhum mal por algumas horas, mas por semanas e semanas é um problema sério.

Portanto, é importante que você aproveite aquele tempo que vai ligar o carro por causa da bateria, para rodar um pouco com o automóvel também. Dessa maneira, você garante que vai aliviar a pressão do pneu e impedir que ele fique deformado.

No entanto, caso você encare a quarentena em longo prazo e remova a bateria do carro, a melhor solução é tirar as rodas também. Use cavaletes para manter o automóvel longe do chão, se considerar que essa seja a melhor opção.

4. Faça uma limpeza no automóvel

Com o tempo, parado na sua garagem, é normal que o seu automóvel acumule sujeira. Isso acontece se você morar em um prédio, onde carros entram e saem o tempo todo, ou então morar em uma casa, já que a poeira pode entrar pelo portão.

Seja como for, será necessário limpar o carro frequentemente para evitar problemas sérios nele, especialmente na sua lataria. O acúmulo de poeira ou de outros elementos pode riscar o veículo e diminuir o seu valor.

Por isso, separe um dia a cada mês ou um pouco mais para fazer uma limpeza completa do lado de fora, usando sabão neutro, água e uma esponja macia. Não esqueça de secar o automóvel com um pano macio para evitar riscos e que a água evapore da lataria, o que pode deixar manchas.

5. Atenção com o combustível

Assim como o óleo do motor tem data de validade, o combustível no tanque também tem. Por esse motivo, se você pretende ficar um bom tempo com o carro parado, deve tomar cuidado com essa questão também.

Em primeiro lugar, lembre-se de que o combustível pode gerar umidade no motor, o que pode levá-lo a se oxidar. Por isso é importante ligar o carro com frequência para aquecer o espaço e remover qualquer resquício de umidade, especialmente no frio.

Além disso, se o combustível passar da validade no tanque, ele pode causar danos no motor, inclusive forçando-o a trabalhar mais para poder queimá-lo. Dessa forma, se você pretende passar meses em casa, remova o combustível com uma mangueira.

E aí, aprendeu como fazer a manutenção veicular durante a pandemia? Seguindo essas dicas, você conseguirá conservar o seu carro nesse período.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com os seus amigos no grupo de WhatsApp!

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo