A última atualização do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho confirmou que 10 das 32 Varas do Trabalho sob a jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia/Acre) estão entre as 100 melhores do País. A ferramenta criada em 2018, pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, para aprimorar a gestão das unidades judiciárias trabalhistas mostrou, também, na atualização feita em 8 de maio de 2020, que todas as varas do TRT14 figuram nos dois primeiros quartis de desempenho, sendo 22 Varas no primeiro e outras 10 no segundo. No total, o País possui 1.587 Varas do Trabalho.
Os destaques do Regional no ranking nacional são as Varas de Plácido de Castro/AC (7º lugar), São Miguel do Guaporé/RO (11º lugar), Buritis/RO (12º lugar) e Cruzeiro do Sul/AC (15º lugar). Os indicadores nacionais estão disponibilizados na página do TRT14, no painel com os resultados nacionais do IGest, no caminho Transparência → Estatística → Igest, ou diretamente pelo link https://portal.trt14.jus.br/portal/relatorio-igest. Por esse painel é possível visualizar a performance de cada Tribunal, Vara, período, faixa de casos novos e histórico, facilitando comparações internas e externas.
A plataforma sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. Os chamados mesoindicadores (acervo, celeridade, etc.) foram definidos em conformidade com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020 com vistas a assegurar a celeridade e a produtividade, estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflitos e impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais. Eles são compostos por 13 indicadores construídos com base em 17 variáveis que utilizam dados oficiais do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) referentes a todas as Varas em funcionamento no período.
O desempenho de cada Vara pode ser contextualizado nos cenários municipal, regional ou nacional, ou ainda conforme o porte ou número de casos novos. Uma das vantagens do IGest é que ele permite identificar as Varas do Trabalho que apresentaram os melhores desempenhos e delas extrair as boas práticas que levaram a esses resultados e, por outro lado, verificar quais são aquelas que reclamam realinhamento de procedimentos. A performance de todas as nossas Unidades foi destacada, esta semana, pelo Presidente do TRT14, desembargador Osmar J. Barneze, em memorando circular, onde parabenizou Magistrados e Servidores pelo “excelente resultado alcançado”. Nesse contexto, asseverou o Presidente: “conclamo Magistrados e Servidores a utilizarem os resultados como ferramenta de gestão, a fim de subsidiar a tomada de decisão e elaboração de plano de ação para aperfeiçoamento da gestão judiciária e melhoria do desempenho”.
Fonte: Secom do TRT14 com TST, sob responsabilidade do jornalista Luiz Alexandre.