Entenda como um advogado trabalhista pode otimizar sua empresa
O advogado trabalhista é o profissional especializado nas relações de trabalho podendo contribuir na organização, gestão e planejamento da empresa no que se refere aos direitos e deveres dos colaboradores.
Ao contratar a assessoria jurídica de um advogado trabalhista, o gestor tem mais segurança na elaboração e cumprimento das regras de trabalho, evitando processos judiciais e também melhorando seu planejamento de longo prazo. Saiba mais!
O que faz um advogado trabalhista?
Para que possa avaliar se a assessoria do advogado trabalhista pode contribuir e otimizar a gestão na empresa é necessário entender quais funções são desempenhadas por esse profissional. Elas incluem:
- Revisão e elaboração de contratos de trabalho;
- Definição das políticas de benefícios mais vantajosas e adequadas à empresa;
- Organização de um plano de carreira compatível com as metas corporativas;
- Definição das estratégias mais eficazes de controle das regras trabalhistas;
- Assessoramento e representação jurídica em caso de processos trabalhistas.
Devido essas funções, o advogado trabalhista pode auxiliar tanto na revisão das relações trabalhistas atualmente em vigor na empresa, como ajudar no desenvolvimento de regras para que o plano de crescimento da companhia seja realista e viável.
Quais as vantagens de contratar um advogado trabalhista?
Existem diversas vantagens para uma empresa que atua com assessoria permanente do advogado trabalhista, como:
- Redução das reclamações trabalhistas e encargos jurídicos decorrentes delas;
- Aumento da satisfação dos colaboradores, com retenção de talentos;
- Atuação proativa e estratégica para alcançar objetivos de longo prazo;
- Definição mais adequada das modalidades de contratação;
- Redução de custos tanto em decorrência da diminuição de reclamações trabalhistas como devido à definição acertada das formas de contratação.
No entanto, para que esses benefícios sejam realmente alcançados é importante que o advogado tenha um papel ativo na elaboração e revisão das regras adotadas na contratação e relacionamento com os colaboradores.
O gestor precisa considerar que esse é um investimento de longo prazo, pois ainda que a atualização e adequação dos contratos trabalhistas sejam imediatas, esse tipo de alteração estratégica fará uma diferença mais significativa em alguns anos.
Quando contratar um advogado trabalhista?
A contratação de um advogado trabalhista para otimizar o desempenho e resultados da empresa pode ocorrer quando os gestores identificam gastos demasiados com reclamações trabalhistas, o que costuma ocorrer devido fragilidades na redação do contrato de trabalho ou regras incompatíveis com as exigências legais.
Em ambos os casos, a assessoria desse profissional é valiosa, pois ele atua tanto com os contratos como com a definição de políticas mais adequadas à empresa. Outros cenários nos quais essa contratação compensa incluem:
- Insatisfação dos colaboradores com a empresa e um clima organizacional precário;
- Incapacidade da companhia de reter talentos;
- Dificuldades de elaborar um plano de benefícios eficiente;
- Não conhecer prós e contras de cada modalidade de contratação;
- Dificuldades na definição de regras de trabalho, como de horas extras, home office, férias e outras.
Quando contrata a assessoria permanente do advogado trabalhista, os honorários do profissional são contínuos, contanto como prestação de serviço. Caso a contratação seja para uma reclamação trabalhista específica, o honorário é apenas para esse serviço, mas trata-se de uma despesa de contingência e não preventiva.
Por agência WSI