O home office é uma modalidade de trabalho que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. A prática determina que o colaborador execute as suas atividades de casa, mantendo a comunicação com os superiores por meio de plataformas digitais.
No entanto, o trabalho remoto não era um modelo empresarial muito comum no Brasil. Porém, com a validação das suas vantagens, empresários de todo o país acabaram liberando o home office para os seus funcionários.
Para entender a disseminação dessa prática, basta analisar os dados: de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, 5,2% dos profissionais brasileiros já trabalhavam em modelo home office.
O índice mencionado acima, por sua vez, equivale a um total de 3,8 milhões de profissionais. Contudo, muitas pessoas ainda não haviam experimentado essa prática, o que resultou no seguinte questionamento: como aumentar a produtividade no home office?
Para responder a essas e outras perguntas, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, trabalhador ou empresário, a aumentar a produtividade trabalhando de forma remota. Ficou interessado? Continue lendo!
5 dicas para aumentar a produtividade no home office
Trabalhar em casa, no primeiro momento, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade no home office pode ser um grande desafio, mesmo que as tarefas sejam simples, como a produção de uma soleira de mármore, por exemplo.
Por isso, confira as dicas a seguir para manter o seu ritmo de trabalho e aumentar a sua produtividade:
1. Planeje as suas tarefas
O fator decisivo para aumentar a produtividade é a organização. Nesse sentido, é fundamental saber exatamente o que precisa ser feito e entregue durante o dia, seja por meio de uma agenda ou um cronograma pré-elaborado.
Portanto, faça um checklist e, conforme as atividades forem executadas, marque e inicie a próxima tarefa.
2. Defina um ambiente agradável
Um dos maiores empecilhos para a produtividade é trabalhar da cama com o equipamento no colo. Por isso, pense em um ambiente agradável, calmo e silencioso para realizar as suas atividades
Porém, caso você não conte com um escritório em casa, tente optar por um lugar que não apresente interferência externa, como ruídos sonoros de uma organização de caixa de contenção de água, por exemplo.
3. Defina horários de trabalho
O trabalho remoto é fundamental para quem precisa de flexibilidade no horário. Mas isso não quer dizer que você trabalhará menos.
Pensando nisso, é importante que haja um equilíbrio entre as tarefas pessoais e profissionais. Para isso, identifique o período em que você produz mais e alinhe as suas atividades conforme esse horário.
4. Não use pijama
Não é recomendado trabalhar de pijama. Primeiro porque pode haver uma reunião online de última hora. Segundo pois essa peça pode influenciar no seu ritmo de trabalho.
O ideal é tomar banho, colocar um traje adequado e iniciar a sua jornada de trabalho, de forma produtiva e organizada.
5. Crie metas
O planejamento diário já é uma etapa fundamental. No entanto, a criação de metas também é importante para o desenvolvimento das tarefas.
Por isso, defina metas a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você consegue sair da sua zona de conforto e aumentar a sua produtividade, mesmo se forem metas específicas, como proporcionar visibilidade a uma carroceria de madeira, por exemplo.
Dica bônus
Por fim, e não menos importante, faça pausas durante o seu período de trabalho. Para isso, levante por 15 minutos, beba água, converse com a família, brinque com o PET, entre outras opções.
Essa é uma ótima maneira de espairecer as ideias e seguir com as próximas atividades do dia!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.