Atualmente, o serviço de delivery de alimentos tem sido predominante, principalmente em tempos de quarentena. No entanto, se houver um gerenciamento insuficiente de segurança dos produtos na sua empresa ou se a entrega for realizada de maneira inadequada, isso causará riscos à qualidade dos alimentos. Por isso, muitas fábricas de embalagem informam sobre as melhores práticas de segurança e higiene que as empresas devem estar cientes na hora de fornecer serviços de entrega de alimentos. Confira!
Embale seus produtos de maneira adequada
Entenda as características do seu produto e invista em embalagens apropriadas, colocando todos os itens em espaços cobertos, além de rotular a parte externa com instruções de uso seguro. É importante proteger bem cada elemento, como evitar a exposição à luz solar ou chuva durante a entrega.
Caso sua empresa faça delivery de comida, busque empacotar receitas cruas das cozidas individualmente para evitar mistura de sabores. Outro ponto importante é não transportar alimentos prontos e produtos químicos na mesma viagem. Isso porque, pode ocorrer contaminação da comida durante a entrega.
Controle a temperatura e o tempo de viagem
A regra é clara: comida quente deve ser mantida quente e comida fria deve ser mantida fria. Caso o veículo usado para o transporte tenha controle de temperatura, os alimentos refrigerados devem ser mantidos em temperatura abaixo de 5 °C, os congelados a -18 °C e as comidas quentes acima de 60 ° C.
Dado que muitas alternativas de transporte não possuem tal tecnologia, o jeito mais fácil de manter os alimentos na temperatura desejada é comprar embalagens apropriados e que mantenham a temperatura dos alimentos desde a saída do estabelecimento até a chegada ao cliente.
Uma solução eficiente é limitar a localização do seu serviço de delivery, pois isso pode reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade dos alimentos. O ideal é que, desde a preparação da receita até o momento da entrega, tenha um tempo médio de uma hora. Por isso, priorize rotas mais curtas e não faça entregas encomendadas pelos clientes em vários locais em uma única viagem. Isso evita que o aroma de um pedido influencie no aroma de outro.
Faça a manutenção correta das instalações de entrega
Certifique-se de que o interior das instalações e ferramentas de entrega de alimentos, por exemplo, compartimentos de veículos e caixas térmicas, estejam limpos e higienizados. Faça uma limpeza regular de acordo com a frequência de uso dos materiais e realize verificações e manutenções regulares dos veículos e equipamentos utilizados.
Essas atitudes são extremamente necessárias em todos os momentos. Contudo, estamos vivendo tempos difíceis em que uma pandemia faz com que essas sua equipe dê ainda mais atenção para esses cuidados básicos com a higiene pessoal, dos produtos e de seus pacotes.