Você sabe quais são os benefícios do gradil? Se está montando a sua casa, é um arquiteto e trabalha com vários projetos do tipo ou gerencia um condomínio, é hora de aprender.
Afinal, o gradil é um dos principais revestimentos de proteção para se ter em casa, em um condomínio ou projeto. Além disso, é um ótimo material para criar divisórias internas dentro de espaços do tipo.
Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura para descobrir quais são os benefícios do gradil!
O que é Gradil?
O gradil é um tipo de cercamento composto por uma grande grade metálica feita de arame em aço galvanizado. O seu material é bem flexível e, normalmente, fornecido em rolos, o que faz com que seja bem mais fácil para instalá-lo em um local.
Por padrão, o gradil é usado como um substituto ou concorrente de outros tipos de cercamentos como o alambrado, as cercas de metal ou tijolos.
Quais são os benefícios do Gradil?
Dentre os seus concorrentes, o gradil se destaca por reunir uma série de vantagens que não aparecem juntas em outros cercamentos. Por exemplo, é possível que o alambrado tenha uma vantagem igual ao do gradil, mas não tenha outra, enquanto os tijolos podem ser o oposto.
Quer descobrir quais são os benefícios do gradil? Então veja alguns deles a seguir!
1. Maior segurança
Um dos benefícios de usar o gradil em um projeto é que ele traz mais segurança para o espaço onde é instalado. Isso porque ele reúne uma série de características únicas que faz com que seja um desafio para os ladrões.
Por exemplo, o gradil é feito de um material que é muito liso e tem um formato pouco convidativo. Por isso, é muito difícil de escalar. Além disso, por ser vazado, permite alta visibilidade, o que assusta os bandidos.
Dessa forma, é a melhor opção em termos de segurança para casas, condomínios ou espaços comerciais, especialmente com as invasões cada vez mais comuns.
2. Fácil instalação
Um dos elementos de destaque do gradil é que ele é muito fácil de instalar. Como é vendido em rolos pré-cortados, basta desenrolar e depois unir as partes em paredes ou postes de sustentação. Para que o gradil fique firme, basta usar um ponto de solda simples nas extremidades do rolo.
Pronto: o cercamento está instalado sem sujeira, em poucos minutos e de maneira muito prática, além de não gerar perdas de material.
3. Excelente durabilidade
Todos os cercamentos ficam expostos ao relento e sofrem com a chuva, com o sol forte e outros problemas. Por isso, é importante escolher um formato que tenha bastante durabilidade, o que é o caso do gradil.
Feito de arame de aço galvanizado e revestido de PVC, o gradil garante maior durabilidade contra a corrosão natural da água da chuva e dos ventos fortes.
4. Estética discreta
Alguns cercamentos trazem várias vantagens, mas causam um impacto visual enorme. Por exemplo, imagine um muro feito de tijolos. Se ele tiver um bom impermeabilizante, ele consegue lidar bem com a água da chuva.
No entanto, o impacto visual que ele causa é enorme. Um muro é literalmente uma parede que corta a visibilidade, o que até mesmo facilita para ladrões, que preferem invadir casas onde há menor visibilidade de suas ações.
O gradil, no entanto, não causa todo esse impacto estético. Claro, ele pode ser customizado para ser da cor que você quiser, mas normalmente é relativamente fino e não chama muito a atenção.
Onde utilizar o Gradil?
Agora que você já compreendeu quais são os benefícios do gradil, é hora de entender onde colocá-lo.
Normalmente, o gradil é usado de maneira muito flexível. Ao mesmo tempo que é usado em condomínios residenciais e em casas, ele também pode ser aplicado em indústrias, áreas comerciais, rurais ou na praia. Isso porque suas condições permitem oferecer segurança e resistência aos mais diversos contextos ambientais.
Em espaços comerciais ou industriais, o gradil é usado como um elemento econômico que impede a ação de bandidos, mas não custa muito caro (para não aumentar o custo de obra) e permite que a visibilidade seja maior.
Já em ambientes residenciais, o gradil não é muito usado para a segurança exterior da casa. Normalmente, o mais usado é o muro. No entanto, o gradil pode ser aplicado em condomínios para separar espaços, como a quadra esportiva e a piscina.
Em espaços públicos, ele é utilizado com bastante frequência para delimitar trechos de um parque, em obras públicas e outros tantos lugares. Já em espaços rurais, é um excelente divisor de chiqueiros, galinheiros e plantações.
Agora que você já sabe quais são os benefícios do gradil, pode decidir se vai ou não utilizá-lo em seu projeto, seja ele para a sua própria casa, seja para um projeto profissional.
Você gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e marque alguns amigos!