Eleitos no mesmo partido em 2018, o PSL, Marcos Rocha governador de Rondônia e Jair Bolsonaro presidente do Brasil, além de quase todos os discursos de Marcos Rocha dizer que é alinhado ao presidente, decidiu por cancelar em definitivo a 9ª edição da Rondônia Rural Show.
Os motivos para o cancelamento da maior feira agropecuária da Região Norte vieram como medida preventiva para conter a disseminação do Novo Coronavírus em Rondônia.
A feira que movimentou mais de R$ 700 milhões na ultima edição em 2019, estava marcada para a data de 26 a 30 de maio no Parque Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, região central de Rondônia.
Com o cancelamento, o governo determinou que os recursos que seriam usados no evento sejam destinados à Sesau, com fins de subsidiar as ações de prevenções e enfretamento ao Covid-19 no estado.
O evento, a Rondônia Rural Show é muito conhecida nacionalmente e até internacionalmente por reunir investidores e representantes estrangeiros com interesse em investir nos negócios e importações de produtos de Rondônia. O cancelamento gerará um impacto econômico imenso e a princípio sem cálculos.
Bolsonaro tem falado em seus discursos que o Novo Coronavírus é considerado uma “Gripezinha” e chegou a cogitar a reabertura de todos os comércios bem como os colégios para que a rotina voltasse ao normal, colocando em risco a família brasileira, tema que o levou a presidente do Brasil, na época considerado como “Ideologia de Família” prometendo respeitar a gênero família.
Atualmente o presidente Bolsonaro tem perdido muitos fãs pelo interior do Brasil, mas há apoiadores que acabam por até mesmo “ameaçar” outras pessoas via redes sociais na luta e defesa da reputação do presidente. Em Rondônia não é diferente a defasagem do governo já uma realidade e alguns setores.
Da redação – Planeta Folha