A Vivo inaugurou uma usina de energia solar de GD (geração distribuída) com capacidade instalada de 2 MWp em Rolim de Moura, no interior de Rondônia.
A planta foi desenvolvida pela Helexia e tem como objetivo abastecer as unidades operacionais da empresa de telefonia.
Toda energia produzida pela usina será injetada no SIN (Sistema Nacional Integrado) e se transformará em crédito para a Vivo, que passará a ter economia em suas faturas de energia elétrica.
Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil, explica que a gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia.
“Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”, destacou.
O parque solar construído pela Helexia conta ainda com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de 3 MWp. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses.
A Vivo destaca que a implantação desta usina solar faz parte do plano de descarbonização da empresa, visando atingir a neutralidade de carbono e a diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país. Além da energia solar, o plano envolve também a instalação de usinas hídricas e de biogás.
Texto: Henrique Hein*