Na manhã desta quinta-feira, 25, uma reunião importante ocorreu no auditório do Ministério Público (MP) de Rolim de Moura. A reunião foi convocada pela Promotora Drª Maira Coura Campanha e contou com a presença de várias autoridades municipais, incluindo o prefeito Aldo Julio, a procuradora do município Drª Marineusa, os vereadores, Presidente Cidinei da 200, Waltão da Obra, Claudinho da Cascalheira, Renatão do Frigorifico, Pastor Eurico Gomes, Eliomar Monteiro, Juliana Nonato, Ronny Ton e o secretário de Obras Eziquiel Cassol.
O objetivo da reunião foi apresentar um estudo realizado por engenheiros florestais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O estudo foca no mapeamento da suscetibilidade a inundações na área urbana e na área de expansão urbana de Rolim de Moura.
Os professores de Engenharia Florestal, Jhony Vendruscolo, Karen Rocha, Emanuel Maia e o Perito Criminal e acadêmico de mestrado em ciências ambientais e engenheiro florestal, Gustavo Neco, foram os responsáveis pela apresentação do estudo.
O estudo tem como objetivo a diminuição dos fluxos de águas que chegam até os córregos que atravessam a cidade de Rolim de Moura, que anualmente provocam enchentes e transtornos à população local.
Durante os debates, tanto os vereadores quanto o prefeito se posicionaram a favor de políticas que visam a diminuição das enchentes. Os estudos são técnicos e serão avaliados para que, em um período próximo, possam ser colocados em execução no âmbito do município.
Drª Maira, que convocou a reunião, enfatizou a importância do MP na cobrança das execuções de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população do município. Ela também informou que em uma data próxima estará se reunindo com os moradores da zona rural, onde os principais córregos cortam, para que seja apresentado um novo estudo de conservação das nascentes e a filtragem das águas nestas regiões. Isso visa a diminuição dos fluxos de água nos córregos que cortam a cidade, evitando assim as enchentes.