A Câmara Municipal de Rolim de Moura despertou a atenção dos internautas do Planeta Folha após denúncias sobre o uso supostamente irregular de veículos e a inclusão de servidores “portariados” em uma viagem oficial para Porto Velho, realizada entre os dias 10 e 14 de março de 2025.
No Portal da Transparência, os vereadores justificaram a viagem com base na participação no curso de capacitação “Gestão e Implementação de Políticas Públicas para Mulheres/Programa de Capacitação de Vereadores e Servidores – Módulo 1”, promovido pelo Instituto Rui Barbosa Escola de Gestão Pública Eireli.
Embora os sete vereadores pudessem ser transportados por apenas dois veículos, foram enviados quatro: duas caminhonetes e dois carros menores, todos com capacidade para cinco ocupantes cada. Além disso, três servidores “portariados” acompanharam a viagem para conduzir os veículos, mesmo com os vereadores habilitados para a condução dos mesmos.
Conforme o Portal da Transparência, a justificativa apresentada para a ida dos servidores foi “conduzir os senhores vereadores a Porto Velho”. Apesar disso, foi identificado que, mesmo com os motoristas extras, havia dez vagas desocupadas nos carros, indicando que dois veículos viajaram sem necessidade.
Os vereadores que viajaram para Porto Velho, foram: Thiago Hulk, Investigador Edinho, Cida da Saúde, professor Edilson, Ivan Vasconcelos, Marcelo Belgamazzi e Janete Lins além dos três servidores, o ex-vereador Renatão do Frigorífico, Alan e Oslei. Os dados são públicos e podem ser acessados aqui https://rolimdemoura.oxy.elotech.com.br/portaltransparencia/16/diarias
Somente os gastos com diárias de vereadores e servidores somaram R$ 24.488,00. Caso os três servidores “portariados” não tivessem sido direcionados para conduzirem os veículos, haveria uma economia de R$ 7.346,40. Além disso, economizaria combustível e custos de manutenção relacionados a dois veículos.
O responsável pelo transporte da Câmara, Lucas, confirmou a ida dos quatro carros e ainda informou a nossa reportagem que os pedidos dos veículos foram autorizados diretamente pelo presidente da Câmara, Ivan Vasconcelos, que autorizou a utilização dos quatro carros.
Apenas os veredaores Investigador Edinho e Cida da Saúde não utilizaram servidores para a viajem, ambos viajaram juntos em um dos veículos.
Nos bastidores da câmara, há rumores de que alguns vereadores teriam se recusado a viajar juntos, embora os motivos dessas recusas ainda não tenham sido confirmados.
A situação despertou atenção pública e críticas pelo uso ineficiente de recursos públicos. A Câmara Municipal ainda não se pronunciou oficialmente para explicar a logística adotada.
