A secretaria municipal de saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO) informou que iniciou nesta segunda-feira (16) a capacitação do Programa Previne Brasil para os servidores da atenção básica. De acordo com a SEMUSA a capacitação foi aguardada por dois anos, desde que a atenção básica foi informatizada.
A secretaria de saúde pede a compreensão da população e garante que os pacientes não terão prejuízos, pois as consultas foram remarcadas. Todas unidades básicas de saúde estão abertas.
Para que os municípios não tenham prejuízo no valor dos repasses ou prejuízos no planejamento e no processo de gestão da Atenção Primária à Saúde (APS), um novo período de compensação financeira foi proposto pelo Ministério da Saúde.
As mudanças acontecem no âmbito do Previne Brasil, o programa de financiamento da APS. O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso e o atendimento nas unidades de saúde do Brasil.
Os recursos incentivam a adesão a programas específicos, como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua (atendimentos médicos feitos para população em situação de rua), entre outros de grande importância ao cuidado da saúde da população brasileira.