Com a intenção de informar, prevenir, identificar e controlar a pressão arterial, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio
da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação na prática com os Agentes Comunitários de Saúde incentivados a aferir a pressão arterial da população.
A ação aconteceu no barracão da igreja Católica do bairro São Cristóvão e contou com palestras educativas e orientações visando o cuidado e controle das doenças crônicas (hipertensão, diabetes e obesidade).
Ação foi coordenada pela enfermeira Dayane Ferreira e do Dr. Helber Janes e teve a participação conjunta de todos os Agentes Comunitários de saúde – ACS’s.
De acordo com o médico Dr. Helber Janes, a hipertensão, chamada de pressão alta, ocorre quando a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior que 140 por 90 mm/Hg. A pressão pode se elevar por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem, explica.
A hipertensão pode levar a diversas complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência renal crônica, destaca enfermeira Dayane.
De acordo com a diretora da Atenção Básica, Jéssica Louback, uma vez identificada a hipertensão, o cidadão é encaminhado para consulta médica ou de enfermagem. “É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e se não tratada pode ter graves consequências para a saúde”, destaca.
Segundo a secretária de Saúde, Lucilene André, essas complicações podem ser evitadas com prevenção e controle, mas para isso os hipertensos precisam conhecer a sua condição e se manter em tratamento.