Com o objetivo de apoiar os municípios no processo de ensino aprendizagem, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) lançou o projeto Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem para o planejamento, consolidação e análise dos resultados.
Após explanação do projeto, a secretária municipal de educação Cleide Lopes fez a adesão ao projeto. Iniciou-se então a capacitação da equipe da secretaria para o bom andamento na aplicação do mesmo. Na rede municipal, após reunião com a equipe de coordenadores das escolas, optou-se em realizar a avaliação com as turmas do ensino fundamental (anos iniciais) a partir do 2⁰ ano, tendo como cronograma de aplicação a janela A (aplicação entre os dias 04 a 08/10).
As escolas receberam os materiais em arquivos e cada qual realizou a impressão.
No mês de setembro (27), professores, gestores e equipe técnica da SEMEC participaram do encontro formativo ofertado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), tendo por objetivo orientar as equipes de aplicação e correção das avaliações.
A parceria do TCE-RO é de suma importância para o acompanhamento e avaliação da educação.
“É muito importante que todos os alunos participem desta avaliação, assim poderemos cobrar mais políticas públicas para a educação e nossas escolas estão preparadas para receber nossos alunos, obedecendo os protocolos de biossegurança”, afirmou a secretária Cleide Lopes.
Pedimos aos pais que optaram pelos filhos continuarem os estudos de forma remota, que possam agendar com a escola um dia para que realizem esta avaliação de forma organizada e segura para todos, pois com a realização da avaliação de forma presencial teremos resultados mais concretos para traçarmos melhores estratégias de recuperação da aprendizagem, tendo sido esta tão afetada pela pandemia da Covid-19, finalizou a secretária municipal educação.
Via assessoria