A prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Saúde contesta a divulgação ocorrida na tarde desta quinta-feira (29) pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), dizendo que o município mantém o estoque 7.877 doses da vacina Astrazeneca que já deveria ter sido aplicada como segunda dose.
Simone Paes, Secretária Municipal de Saúde, reafirma que o trabalho de vacinação contra a COVID-19 está sendo realizado de forma eficiente e transparente na população de Rolim de Moura. Assegura que as pessoas imunizadas com a primeira dose(D1) receberão a segunda dose (D2) conforme o calendário.
E lamenta o fato de estar em uma guerra contra um vírus e pessoas que deveriam ter a mesma preocupação, seriedade e empenho no combate à doença, divulgam informações inverídicas em órgão oficial, causando desconfiança na população de um trabalho que é feito de forma séria. Simone tranquiliza os moradores da cidade garantindo que todo o trabalho está sendo feito de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A secretária explicou que não é a primeira vez que antes de ser feita a entrega ao município, a Agevisa lança no sistema e a publicação circula na internet, sem de fato, as vacinas terem chegado ao poder do município para a execução da vacinação na população contemplada.
A secretária destaca que a vacinação está avançando no município e há 34.284 pessoas vacinadas com a 1ª dose. 6.483 pessoas que receberam as duas doses e 1.139 pessoas foram imunizadas com dose única. O público vacinável em Rolim de Moura é de 41.340 pessoas de uma população de 55.407 moradoras, de acordo com o IBGE.
Via assessoria