Um trabalho conjunto realizado entre a Clínica da Mulher e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Rolim de Moura (RO) a uma indústria frigorifica instalada no município proporcionou a realização de 780 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.
O trabalho ocorreu na última quarta-feira (15) nas dependências da indústria onde os funcionários realizaram os exames oferecidos pela equipe do SAE e Clínica da Mulher.
Simone Paes, secretária municipal de saúde, destaca que o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) desenvolve o atendimento de Infectologia para paciente com HIV/AIDS e Hepatites Virais B e C, e também atendimentos para investigação de doenças infectocontagiosa.
“Contamos com equipe multidisciplinar que é composta por psicóloga, assistente social, farmacêutico e equipe de enfermagem, que realiza triagem e acolhimento do usuário antes mesmo de chegar ao atendimento médico”, lembra a secretária.
O trabalho realizado pela equipe da Clínica da Mulher e o SAE de ir a campo é uma ação preventiva, pois algumas pessoas são portadoras de doenças, porém não sabe e ao apontar algum resultado positivo nos testes rápidos, inicia-se o protocolo de tratamento, conforme o diagnóstico do paciente, informou a titular da SEMUSA.
Via assessoria