Em Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (14) na Câmara Municipal de Rolim de Moura, o Vereador Ronny Ton Zanotelli (PTB) requereu junto á Mesa Diretora que seja realizado pela Prefeitura Municipal um estudo de viabilidade de implementação de um Programa que estimule o uso adubos de origem orgânica como alternativa aos fertilizantes tradicionais.
A sugestão do petebista é uma alternativa que visa desonerar o pequeno produtor dos custos cada vez mais altos deste insumo, que nos últimos 8 anos teve um aumento de mais de 100% em uma situação que foi ainda mais agravada com a recente guerra no continente europeu, o que impacta fortemente a economia de Rolim de Moura que tem no agronegócio sua principal atividade econômica.
Ronny Ton explicou que estabelecer uma política que estimule a fertilização orgânica irá beneficiar diretamente o pequeno produtor, que produz em uma escala menor e pode manejar sua própria produção de adubo. “É importante distinguirmos que o Agronegócio engloba tanto as monoculturas como a produção familiar. Esta segunda é justamente a que é mais impactada por esse aumento brusco e também a que de fato coloca a comida na mesa do brasileiro”, justificou.
De acordo com o vereador, esta discussão é fundamental especialmente para os próximos anos, para que o produtor de Rolim de Moura não fique tão dependente de fatores externos.
“A implementação de uma política que proponha tal mudança implicará em ações que capacitem o pequeno produtor, especialmente porque o adubo orgânico pode ser obtido por técnicas cada vez mais difundidas de permacultura que já se provaram eficientes e viáveis em nossa região. Para isso é necessário que essa discussão chegue aos gestores de Rolim de Moura”, concluiu Ronny Ton Zanotelli.
Ao final da Sessão, foi aprovado pelo plenário que seja enviado ao Poder Executivo um estudo de viabilidade de implementação de um programa de fomento à utilização de adubo orgânico em Rolim de Moura.
Via assessoria/câmara